De início, percebe-se que a inoperância do Estado fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que acaba excluindo os idosos e seus direitos, como a saúde digna, segurança e bem-estar físico e social. Nessa ótica, ao destacar a ideologia do filósofo Platão, especialmente sobre o uso da razão para combater os problemas sociais, nota-se como essa conduta não é realizada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é os direitos dos idosos. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não cresceu na realidade na qual está inserido, tendo a contraposição do objetivo a que se refere o artigo 3° da Carta Magna construir uma sociedade livre ,justa e solidária.
Além disso, vale ressaltar a desinformação populacional como o fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que corrobora com a intensificação do fator de recursos para garantir os direitos da população idosa do Brasil. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a sociedade incorpora as estruturas sociais, ou seja, os indivíduos incorporam pensamentos difundidos ao longo dos anos e reproduzem como naturalidade .Isso pode ser verificado com a persistência do desafio que é para entregar os direitos aos idosos, já que a população, adequada e acostumada com esse cenário permite que a problemática supracitada continue em evidência.
Urge, portanto, a adoção de medidas para combater o problema. Nesse sentido, o Ministério da educação por intermédio de ONGs,precisa informar a população sobre os direitos que os idosos têm,isso deve acontecer por meio de palestras nas instituições educacionais e redes midiáticas .Destarte, já que as redes midiáticas alcançam um público maior de pessoas, com isso a população estará informada sobre os direitos dos idosos.E assim ,o Brasil alcançará um a harmonia coletiva nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.