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Por Rayelli
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#115727
John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude dos direitos da população idosa ser uma realidade na sociedade, é válido reconhecer que o poder público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social conforme os ideais de John Locke. Nessa lógica, é possível analisar a inoperância do Estado e a desinformação populacional como impulsionadores do problema.

De início, percebe-se que a inoperância do Estado fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que acaba excluindo os idosos e seus direitos, como a saúde digna, segurança e bem-estar físico e social. Nessa ótica, ao destacar a ideologia do filósofo Platão, especialmente sobre o uso da razão para combater os problemas sociais, nota-se como essa conduta não é realizada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é os direitos dos idosos. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não cresceu na realidade na qual está inserido, tendo a contraposição do objetivo a que se refere o artigo 3° da Carta Magna construir uma sociedade livre ,justa e solidária.

Além disso, vale ressaltar a desinformação populacional como o fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que corrobora com a intensificação do fator de recursos para garantir os direitos da população idosa do Brasil. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a sociedade incorpora as estruturas sociais, ou seja, os indivíduos incorporam pensamentos difundidos ao longo dos anos e reproduzem como naturalidade .Isso pode ser verificado com a persistência do desafio que é para entregar os direitos aos idosos, já que a população, adequada e acostumada com esse cenário permite que a problemática supracitada continue em evidência.

Urge, portanto, a adoção de medidas para combater o problema. Nesse sentido, o Ministério da educação por intermédio de ONGs,precisa informar a população sobre os direitos que os idosos têm,isso deve acontecer por meio de palestras nas instituições educacionais e redes midiáticas .Destarte, já que as redes midiáticas alcançam um público maior de pessoas, com isso a população estará informada sobre os direitos dos idosos.E assim ,o Brasil alcançará um a harmonia coletiva nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#115795
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa. O seu texto possui introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você utilizou alguns conectivos para articular as ideias do texto.

No entanto, há alguns pontos a serem melhorados em relação ao conteúdo da sua redação. Em termos de repertório sociocultural produtivo, você citou apenas dois filósofos (John Locke e Platão) sem explorar muito suas ideias ou relacioná-las diretamente com o tema proposto. Seria interessante trazer mais exemplos concretos sobre os direitos dos idosos na sociedade brasileira atual.

Além disso, a argumentação poderia ter sido mais consistente e coerente com o tema proposto. Você mencionou a inoperância do Estado como um fator que contribui para a exclusão dos idosos na sociedade brasileira, mas não explicou claramente como isso acontece nem trouxe dados ou informações que sustentem essa afirmação.

Outro ponto que merece atenção é a falta de clareza em algumas partes do texto. Por exemplo: "Isso pode ser verificado com a persistência do desafio que é para entregar os direitos aos idosos". Não ficou claro qual é esse desafio nem quem seria responsável por entregá-los.

Por fim, vale ressaltar que faltou elaborar melhor a proposta de intervenção no final da redação. Embora tenha sugerido uma medida (informar a população sobre os direitos dos idosos), ela não foi detalhada o suficiente para ser considerada completa segundo os critérios do Enem.

Em resumo, a sua redação apresentou uma boa estrutura e alguns pontos positivos em relação à argumentação. No entanto, é preciso trabalhar mais o repertório sociocultural produtivo, a consistência da argumentação e a clareza das ideias. Além disso, é importante elaborar melhor a proposta de intervenção para que ela seja completa segundo os critérios do Enem. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 10 desvios!
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Por Rayelli
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#115826
OlrenBeat escreveu:Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa. O seu texto possui introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você utilizou alguns conectivos para articular as ideias do texto.

No entanto, há alguns pontos a serem melhorados em relação ao conteúdo da sua redação. Em termos de repertório sociocultural produtivo, você citou apenas dois filósofos (John Locke e Platão) sem explorar muito suas ideias ou relacioná-las diretamente com o tema proposto. Seria interessante trazer mais exemplos concretos sobre os direitos dos idosos na sociedade brasileira atual.

Além disso, a argumentação poderia ter sido mais consistente e coerente com o tema proposto. Você mencionou a inoperância do Estado como um fator que contribui para a exclusão dos idosos na sociedade brasileira, mas não explicou claramente como isso acontece nem trouxe dados ou informações que sustentem essa afirmação.

Outro ponto que merece atenção é a falta de clareza em algumas partes do texto. Por exemplo: "Isso pode ser verificado com a persistência do desafio que é para entregar os direitos aos idosos". Não ficou claro qual é esse desafio nem quem seria responsável por entregá-los.

Por fim, vale ressaltar que faltou elaborar melhor a proposta de intervenção no final da redação. Embora tenha sugerido uma medida (informar a população sobre os direitos dos idosos), ela não foi detalhada o suficiente para ser considerada completa segundo os critérios do Enem.

Em resumo, a sua redação apresentou uma boa estrutura e alguns pontos positivos em relação à argumentação. No entanto, é preciso trabalhar mais o repertório sociocultural produtivo, a consistência da argumentação e a clareza das ideias. Além disso, é importante elaborar melhor a proposta de intervenção para que ela seja completa segundo os critérios do Enem. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 10 desvios!
Obrigada 😊!
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Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#115830
Concordo com os pontos apresentados pelo @OlrenBeat, sua estrutura está ótima. Só que em alguns trechos sua argumentação esteve bastante confusa, assim como o projeto de intervenção.
Mas ainda assim, seu texto está excelente!Só precisa de alguns ajustes :)
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Por Rayelli
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#115853
Samara102006 escreveu:Concordo com os pontos apresentados pelo @OlrenBeat, sua estrutura está ótima. Só que em alguns trechos sua argumentação esteve bastante confusa, assim como o projeto de intervenção.
Mas ainda assim, seu texto está excelente!Só precisa de alguns ajustes :)
Obrigada!😊
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