Primordialmente, vale apontar a falta de atenção por parte dos pais em relação aos filhos como um dos causadores do problema em discussão. No longa-metragem animado "Enrolados", do estúdio Walt Disney, a vilã do filme facilmente sequestra a protagonista Rapunzel quando criança graças ao descuido de seus genitores. Analogamente, o mesmo pode ocorrer na realidade ao permitir que crianças permaneçam sem a adequada supervisão dos pais em presença de estranhos, visto que indivíduos mal-intencionados são comuns e a inocência infantil, combinada com a ausência de um adulto responsável, permite que estas sejam simplesmente enganadas, manipuladas e atraídas por eles, assim levando ao seus desaparecimentos.
Em segundo plano, é válido mencionar a ineficiência da polícia como agravante dessa situação no Brasil. Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública é um direito assegurado a todos mas que visivelmente não é respeitado, tendo em vista a incompetência de equipes policiais na prevenção de abduções e em suas investigações. Por consequência, crianças são frequentemente vítimas de sequestros e as que dependem da investigação policial para voltarem às suas famílias muitas vezes não recebem a devida ajuda. Assim, a epidemia do desaparecimento de crianças persiste como problema social.
Portanto, é de suma importância intervir sobre a situação. Em primeiro lugar, é obrigação de ONGs organizar campanhas que orientem os pais quanto aos perigos de autorizar seus filhos a frequentar ambientes públicos sem o devido acompanhamento, a fim de diminuir os casos de abdução infantil. Ademais, é dever do ministério público investir no treinamento e regulamentação da atividade policial para capacitar os agentes a impedir o crime de sequestro e rendê-los mais competentes durante as investigações. Dessa maneira, odesaparecimento de crianças será um problema a menos no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.