• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#92036
No livro "O Fantasma da Ópera", de Gaston Leroux, a personagem Christine Daaé é sequestrada pelo "fantasma", tendo sua liberdade restringida e sua vida ameaçada. De maneira análoga, na vida real, inúmeras crianças são raptadas diariamente no Brasil, gerando indignação social e desespero nas famílias. No entanto, infelizmente, é notável que esse problema não vem sido combatido e persiste na sociedade, fato que encontra explicação na negligência parental e no mal funcionamento do sistema policial.

Primordialmente, vale apontar a falta de atenção por parte dos pais em relação aos filhos como um dos causadores do problema em discussão. No longa-metragem animado "Enrolados", do estúdio Walt Disney, a vilã do filme facilmente sequestra a protagonista Rapunzel quando criança graças ao descuido de seus genitores. Analogamente, o mesmo pode ocorrer na realidade ao permitir que crianças permaneçam sem a adequada supervisão dos pais em presença de estranhos, visto que indivíduos mal-intencionados são comuns e a inocência infantil, combinada com a ausência de um adulto responsável, permite que estas sejam simplesmente enganadas, manipuladas e atraídas por eles, assim levando ao seus desaparecimentos.

Em segundo plano, é válido mencionar a ineficiência da polícia como agravante dessa situação no Brasil. Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública é um direito assegurado a todos mas que visivelmente não é respeitado, tendo em vista a incompetência de equipes policiais na prevenção de abduções e em suas investigações. Por consequência, crianças são frequentemente vítimas de sequestros e as que dependem da investigação policial para voltarem às suas famílias muitas vezes não recebem a devida ajuda. Assim, a epidemia do desaparecimento de crianças persiste como problema social.

Portanto, é de suma importância intervir sobre a situação. Em primeiro lugar, é obrigação de ONGs organizar campanhas que orientem os pais quanto aos perigos de autorizar seus filhos a frequentar ambientes públicos sem o devido acompanhamento, a fim de diminuir os casos de abdução infantil. Ademais, é dever do ministério público investir no treinamento e regulamentação da atividade policial para capacitar os agentes a impedir o crime de sequestro e rendê-los mais competentes durante as investigações. Dessa maneira, odesaparecimento de crianças será um problema a menos no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

0
#92059
Boa noite, Isa

Antes de tudo, gostaria de deixar aqui a minha felicidade por achar alguém que assiste boku no hero sz. Então, voltando ao objetivo inicial, li seu texto e minhas observações estarão em parênteses.

No livro "O Fantasma da Ópera", de Gaston Leroux, a personagem Christine Daaé é sequestrada pelo "fantasma", tendo sua liberdade restringida e sua vida ameaçada. De maneira análoga, na vida real, inúmeras crianças são raptadas diariamente no Brasil, gerando indignação social e desespero nas famílias. No entanto (erro de conectivo, ele é usado quando há contraposição de ideias, o que não ocorre aqui), infelizmente, é notável que esse problema não vem sido combatido e persiste na sociedade, fato que encontra explicação na negligência parental e no mal funcionamento do sistema policial. (ótima introdução, parabéns!)

Primordialmente, vale apontar a falta de atenção por parte dos pais em relação aos filhos(,) como um dos causadores do problema em discussão. No longa-metragem animado "Enrolados", do estúdio Walt Disney, a vilã do filme facilmente sequestra a protagonista Rapunzel quando criança(,) graças ao descuido de seus genitores. [Analogamente, o mesmo pode ocorrer na realidade(,) ao permitir que crianças permaneçam sem a adequada supervisão dos pais em presença de estranhos, visto que indivíduos mal-intencionados são comuns e a inocência infantil, combinada com a ausência de um adulto responsável, permite que estas sejam simplesmente enganadas, manipuladas e atraídas por eles, assim levando (evite verbos no gerúndio) ao (aos) seus desaparecimentos.] (tópico frasal longo, tente resumir e em outro tópico tente finalizar sua ideia. mas, parabéns pela argumentação.)

Em segundo plano, é válido mencionar a ineficiência da polícia como agravante dessa situação no Brasil. Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública é um direito assegurado a todos(,) mas (evite palavras coloquiais, use: porém) que visivelmente não é respeitado (é visível que esse direito não é respeitado), tendo em vista a incompetência de equipes policiais na prevenção de abduções e(, também,) em suas investigações. Por consequência, crianças são frequentemente vítimas de sequestros e as que dependem da investigação policial para voltarem às suas famílias(,) muitas (das) vezes não recebem a devida ajuda (prove este argumento, cite dados que falam a porcentagem de crianças que não conseguem voltar ao lar). Assim, [a epidemia do] (o) desaparecimento de crianças (menores) persiste como problema social.

Portanto, é de suma importância intervir sobre a situação. Em primeiro lugar, é obrigação de ONGs organizar campanhas que orientem os pais quanto aos perigos de autorizar seus filhos a frequentar ambientes públicos sem o devido acompanhamento, a fim de diminuir os casos de abdução infantil (ausência de meio\modo). Ademais, é dever do ministério público investir no treinamento e regulamentação da atividade policial(,) para capacitar os agentes a impedir o crime de sequestro e [rendê-los mais competentes] (confuso) durante as investigações. Dessa maneira, o desaparecimento de crianças será um problema a menos no país (ausência de modo\meio). (infelizmente, proposta incompleta.)

parabéns, ótima redação. porém, te aconselho a diminuir seus tópicos frasais, isso pode ser visto como erro na estrutura. Procure dar mais atenção aos conectivos, para não confundir o leitor e manter uma melhor linearidade e, também, para que você garanta os 200 pontos na competência 5, pelo menos uma de suas medidas de intervenção tem de ser completa.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
1
#92065
@abiaacs muito obrigada pela correção! Agradeço principalmente a correção da proposta de intervenção. Infelizmente, ela sempre foi meu ponto mais fraco na hora de fazer essas redações. Vou levar em conta suas correções. Obrigada mais uma vez!



Ah, e também achei legal ver outra fã de BNHA por aqui :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
8 Respostas 
708 Exibições
por walace
0 Respostas 
67 Exibições
por abeiazinha
Pessoas desaparecidas
por ketlen0402    - In: Outros temas
1 Respostas 
92 Exibições
por Mylike
11 Respostas 
998 Exibições
por vitoriaca
0 Respostas 
79 Exibições
por Esther1520
0 Respostas 
126 Exibições
por Esther1520
Adoção de crianças no Brasil.
por adri    - In: Outros temas
0 Respostas 
112 Exibições
por adri
0 Respostas 
101 Exibições
por madst91
1 Respostas 
249 Exibições
por TainaraENEM
0 Respostas 
170 Exibições
por Helloyza
A desregulação do mundo

Alberto Demenstein, em seu livro"O Cidad&[…]

Foi na Grécia antiga onde começou a […]

Compromisso do empreendedor

Educação Fiscal é conjunto el[…]

1 bez

Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve corre&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM