Em primeira análise deve-se ressaltar a omissão estatal como um dos impulsionadores desta problemática. Nesse contexto, o filósofo John Locke acreditava que o Estado surge para garantir, através das leis, os direitos básicos à população, como a segurança. No entanto, percebe-se que na atualidade este preceito não é difundido por completo, assim por consequência, gerando um forte aumento no número de violência sofrida por estes infanto-juvenis. Logo conclui-se que as autoridades públicas devem promover atos para reverter essa condição.
Ademais, é pertinente pontuar que as instituições escolares além de lugar de aprendizagem, são também um local de assistência e escuta desses infantes que estejam sofrendo maus-tratos. Segundo dados informados pelo Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), cerca de 84% de crianças e adolescentes estão sofrendo violência pelos próprios familiares. Tendo em vista isso, é notório que tal adversidade cause sérios problemas à esses menores, exemplo de transtornos psicológicos, depressão entre diversos outros. Desse modo, faz-se essencial a criação de ações sensibilizadores para combater essa brutalidade.
Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas com o fito de extinguir a violência doméstica contra crianças e adolescentes. Posto isso, o Ministério da Justiça — órgão responsável pelo cumprimento das leis e o Ministério da Família, devem promover propagandas por meio de canais midiáticos e palestras nas escolas, a fim de estimular a conscientização do combate a violência doméstica contra crianças e adolescentes no país. Desta maneira, possibilita a construção de um corpo social permeado pela efetivação dos saberes catalogados pela Lei Maior da nação e também validando a ideologia em que Locke acreditava.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.