Segundo José Rodrigues Vilela “Nem só o vírus mata, o ‘Trabalho infantil’ também mata, é a morte de uma "Infância inacabada", é o corte dos sonhos de quem apenas começou a sonhar, a sorte dos filhos de um "Deus-menor". Conforme falado pelo autor o crime contra a geração menor vem trazendo várias consequências aos envolvidos. Pouco se é falado sobre as famílias em todo o Brasil que por falta de oportunidades de empregos acabam tendo que botar seus filhos para trabalhar muito novos para ajudar com as despesas, provavelmente tirando da escola trazendo mais dificuldade ainda de um trabalho e fazendo um padrão contínuo onde a família tende a ficar na pobreza até a quebra de padrões.
Um dos maiores problemas do abuso sexual infantil e a escassez de denúncias por motivos de muitas das vezes não acreditarem na vítima o que torna a vida dela mil vezes pior, além disso existe casos em que o abusador ameaça para que não venha a público o crime, portanto muito ainda deve ser feito para ajudar com a negligência das pessoas com o assunto. Como mostrado em estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,6% ou 1 em cada 7 adolescentes sofreu abuso sexual algum dia da vida. E sua grande maioria sendo quando criança, não está havendo nenhum tipo de mudanças a favor da prevenção.
Desse modo e possível notar que o sistema econômico hegemônico no mundo vem trazendo muitos desigualdade a sociedade e o poder público deve fazer mudanças em relação ao sistema do Brasil. Em questão ao abuso sexual infantil, com a matéria de educação sexual nas escolas a crianças ou os adolescentes já vão aprendendo desde bem novo a reconhecer se vem sofrendo abuso, ajudando a reduzir os números de casos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada