Em uma primeira abordagem, é importante destacar que a irresponsabilidade ao uso da internet está entre as causas do problema. Nessa perspectiva, baseado em Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, pode-se entender que ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediados pelo mundo. A esse respeito, percebe-se que jovens não possuem responsabilidade quanto ao uso da web pois não foram educados para isso, já que, desde pequenos eles são naturalmente expostos à internet e desconhecem os riscos do uso excessivo.
Paralelo a isso, deve-se considerar que a falta de acesso à internet em casa fomenta a questão do tema. Nesse contexto, o escritor Ariano Suassuna defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos "despossuídos". Nessa perspectiva, vemos que apesar dos números de quem não possui acesso à internet terem diminuído, ainda há milhões de pessoas no Brasil sem conexão à internet.
Portanto, pode-se inferir que a dificuldade ao acesso à internet representa uma questão relevante e carente de soluções. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Educação, promoverem palestras e/ou apostilas com informações sobre o uso adequado da internet em sala de aula. Além disso, é de suma importância que o Governo Federal, por meio do próprio MEC promova um projeto para facilitar o acesso de estudantes á internet. Desse modo, a construção de uma boa educação e a democratização da sociedade estarão assegurados.6
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada