Em uma primeira análise, é indubitável o fato de que a violência ocorre não só pela imprudência dos motoristas, como também pela inexperiência dos mesmos. Uma vez que quem conduz o veículo não está apto para exercer tal função, seja por não obter a qualificação técnica necessária oferecida nas autoescolas ou por ter atitudes negligentes no trânsito, acaba resultando em acidentes graves. Essa tese é comprovada por dados da Veja, onde o uso de aparelho eletrônico e dirigir alcoolizado estão entre as principais causas de mortes no trânsito.
Ademais, o não cumprimento das leis agrava a situação atual. Apesar do Código de Trânsito Brasileiro garantir infrações e punições a quem infringe as regras nacionais, o que se observa é totalmente o oposto, já que o Brasil é um país com baixa aplicação de pena e fiscalização nas estradas e avenidas. Nesse sentido, tal problemática resulta diretamente na prática dos mesmos erros por parte dos motoristas, trazendo assim uma grande regressão ao corpo social atual.
Portanto, pode-se inferir que a violência no trânsito é um problema que carece de soluções na sociedade brasileira. Urge que o Governo Federal invista na reeducação dos motoristas por meio de reformas na estrutura dos cursos de formação de condutores, que priorizem o ensino das leis e princípios necessários, a fim de aumentar o número de condutores conscientes. Dessa forma, será possível a diminuição de acidentes fatais e a criação de um tráfego mais seguro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.