Em 2021, o Bom dia Brasil trouxe um levantamento em uma matéria mostrando que mais de 246 mil motoristas foram multados no trânsito por uso de celular. A ingestão de alimentos e excesso de velocidade são também alguns dos mais frequentes causadores de acidentes e mortes. Entretanto, existem muitos outros que parecem inofensivos, mas podem ocasionar em multas e trazem perigos. Como, por exemplo: O não uso de cinto de segurança em passageiros e cadeiras para crianças, uso incorreto dos faróis e setas, permitir que uma criança segure o volante do veículo junto ao condutor responsável e aperte a buzina desnecessariamente de forma repentina etc.
No caso dos veículos, a partir dos estudos, em aulas do CFC para emissão de habilitação, torna-se mais fácil de entender as placas e sinalizações e a necessidade de respeitar toda circulação no trânsito a fim de evitar colisões, multas e até mesmo apreensão do veículo. Algumas das boas práticas são: manter os equipamentos de segurança em bom funcionamento (iluminação, pneus, freios, direção e suspensão); Saber como agir diante de um risco de acidente, colocando em prática a direção defensiva e mantendo uma distância segura do veículo à frente; Ajustar o banco e os retrovisores de maneira correta. Os pedestres também possuem grande responsabilidade na preservação da segurança. Devem sempre atravessar na faixa de pedestres, respeitar a sinalização do semáforo e certificar-se de olhar para ambos os lados antes de atravessar uma via.
A educação, habilidades, atenção, cooperação e solidariedade são os fatores que interferem positivamente para que o trânsito seja humano e seguro. Entender que, não apenas o material do veículo poderá ser destruído, ou o dinheiro gasto com multa e conserto, mas também vidas podem ser tiradas por um descuido, é essencial para que haja prudência na direção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada