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Por Manoel01
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A segurança viária é objeto de vários debates entre especialistas da área. Tal realidade advém dos inúmeros acidentes ocorridos no trânsito brasileiro. Assim, entre os fatores que colaboram para esse quadro, estão a irresponsabilidade de muitos condutores e a negligência do poder público a respeito desse tema.
Em primeira análise, é importante destacar que a falta de responsabilidade de muitos motoristas contribui para o enorme número de acidentes no trânsito. Conforme números da Superintendência da PRF, mais de 90% dos casos de acidentes são por falha dos motoristas, como usar o celular enquanto dirige, não respeitar as sinalizações, dirigir bêbado e trafegar em alta velocidade em zonas proibidas. Dessa forma, essas condutas influenciam negativamente na saúde do trânsito.
Além disso, a negligência do Estado com a falta de qualidade nas rodovias e avenidas é um fator que gera grande desafio para a segurança viária. Segundo matéria do site UOL.com, ruas esburacadas, sem manutenção e sem a menor possibilidade de tráfego, são comuns no Brasil e ocasionam vários acidentes com carros e motos, causando um alto número de óbitos. Desse modo, dificulta ainda mais a segurança.
Portanto, fica evidente que a segurança no trânsito brasileiro é um grande desafio. Nesse sentido, é necessário que o poder público elabore políticas de segurança e educação no trânsito, realizando reciclagem de todos os motoristas, melhorando a qualidade das rodovias e intensificando a fiscalização e punição dos condutores infratores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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