Avatar do usuário
Por aninhaasrxz
Quantidade de postagens
#127400
Zygmunt Bauman defende que “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a ela”. No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva no enfrentamento à violência no trânsito brasileiro, que ocorre por meio de diversos problemas e afetam diretamente a sociedade. Paralelamente a isso, a falta de infraestrutura e empatia são fatores dessa adversidade, visto que estão associadas diretamente com acidentes e a influência mentalidade social.
Dessa forma, em primeira análise, a inexistência de organização básica é um desafio presente no problema. Juscelino Kubitschek afirma que “governar é abrir estradas”, destacando a importância das vias de transportes para o desenvolvimento e a segurança. Portanto, na realidade ocorre uma negligência por meio do Estado e manifesta problemas no trânsito através de engarrafamentos que prejudicam os cidadãos. A causa, por sua vez, é devido a falta de infraestrutura. Em virtude do próprio governo, na qual não realiza o investimento necessário com o intuito de melhorar o tráfego. O aumento de acidentes no trânsito é em consequência do congestionamento, gerando a violência nesse meio, uma vez que as pessoas sempre estão com pressa e consequentemente sendo agressivos.
Além disso, Eduardo Galeano defende que “caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro”. Num mundo repleto de desafios e adversidades, a empatia emerge como uma força vital para a coesão social e o bem-estar humano. No entanto, é lamentável perceber que em muitos contextos a empatia está em falta, uma vez que ocorrem diversas brigas de trânsito por meio da inexistência de compreensão e comunicação adequada entre as pessoas. Esse fator contribui para uma sociedade que não respeita o próximo, pois é moldada por meio da mentalidade social e na sociedade isso é esquecido, as relações são marcadas pela sensação de superioridade.
Destarte, para que amenize a violência no trânsito e diminuir os índices de acidentes, é preciso que o Ministério do Transporte, em parceria com o Detran, promova palestras públicas, por meio de oficinas de conscientização sobre a importância do respeito e segurança. A fim de alertar o máximo de pessoas, além de exigir ao Estado investimento na infraestrutura, para assim garantir melhor tráfego e a empatia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Violência no trânsito brasileiro.
por Lauany25    - In: Outros temas
1 Respostas 
202 Exibições
por Lauany25
Violência no trânsito brasileiro
por miquelin    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por miquelin
0 Respostas 
2029 Exibições
por Manoel01
0 Respostas 
846 Exibições
por alvescaiio
2 Respostas 
262 Exibições
por Eli79
Comportamento do brasileiro no trânsito
por Marihsss    - In: Outros temas
0 Respostas 
141 Exibições
por Marihsss
0 Respostas 
126 Exibições
por Sals
0 Respostas 
160 Exibições
por mattheuslima
0 Respostas 
104 Exibições
por carlabenes
0 Respostas 
209 Exibições
por kalliny
meio ambiente de belágua

Olá, renata03! Obrigado por enviar seu text[…]

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM