Sob essa perspectiva, vale salientar, que o sistema educativo brasileiro encontra-se cada vez mais deficitário, o que corrobora para não inclusão de novos módulos de ensino. Sobre isso, o filósofo Aristóteles -um dos mais importantes pensadores gregos- tinha como ideal defender que a escola é o caminho para a vida pública e o exercício da ética. Sendo assim, é cabível às escolas conceder ao indivíduo o seu primeiro contato com a gestão econômica, visto que a mesma também é responsável pela inserção de cada sujeito à sociedade. Dessa forma, constata-se que o aprimoramento acadêmico deve ser restaurado para a introdução da nova modalidade de gerenciamento financeiro. Caso contrário, enquanto a deficiência de capacitação se mantiver, a auto administração de finanças estará distante do corpo social verde-amarelo.
Ademais, a carência de investimentos é uma barreira extremamente prejudicial ao aprendizado brasileiro e deve ser revertida. Por conseguinte, entende-se que a débil estrutura direcionada aos estudantes, reflete na má implantação de conhecimentos úteis nas bases curriculares brasilenses, devida a falta de verba para arcar com esses custos, o que é alarmante. Destarte, é indispensável que essa barreira seja rompida, pois o aprendizado é o pilar primordial para a construção e progresso de uma população.
Portanto, o Poder Público deve inserir a orientação econômica no eixo acadêmico (a nível nacional) por meio de aulas preparatórias e diagnósticas, como qualquer outra disciplina já possui dentro do plano educacional, com a finalidade de orientar os alunos em gestões interpessoais financeiras e controle de gastos. Além disso, o Ministério da Educação pode, ainda, oferecer palestras públicas nas escolas, que sejam abertas a qualquer tipo de público, atraídos por meio de divulgação nas redes midiáticas, a fim de garantir o acesso de todos ao programa. Assim, a lei declarada pela ONU, será adequadamente exercida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.