Ocorre-se então uma comparação com a situação apresentada na novela à situação real que estamos vivendo em decorrência da pandemia do Covid 19. Milhares de profissionais da saúde estão ganhando mais espaço e visibilidade pela sua atuação na linha de frente ao combate contra a pandemia do Covid 19.
Têm-se no cenário atual do mundo em razão da pandemia, a atuação de diversas mulheres na ciência do Brasil, uma delas é a Biomédica Jaqueline Goes de Jesus, uma das responsáveis por sequênciar o DNA do Covid 19.
Em uma entrevista ela ressalta as dificuldades que a ciência do Brasil possui.
"Esforço para ciência no Brasil é 4 vezes maior", diz Jaqueline.
Ela diz também nunca ter tido referências a ciência na infância, e que quando graduou-se em Biomedicina não imaginou que poderia se tornar uma cientista.
Embora seja notável o grande espaço e reconhecimento que as mulheres que atuam na saúde do Brasil vêm ganhando ao decorrer dos anos, ainda assim é notável que o caminho para esse cenário se tornar cada vez mais recorrente é muito complicado.
No entanto, no Brasil ainda há de forma evidente a desvalorização das mulheres no mercado de trabalho, o que acarreta em um apagamento para mulheres profissionais em diversas áreas profissionalizantes. O machismo e sua carga histórica no país enriquece esse fato cada vez mais.
Pode-se então concluir que, desde os tempos imperiais no Brasil, as mulheres vêm desempenhando um papel importantíssimo no combate de doenças e no avanço da ciência no Brasil e, apesar dos constantes desafios o reconhecimento tem sido cada vez maior. É portando de extrema importância que a conscientização para a valorização ao trabalho das mulheres no Brasil seja cada vez mais discutido. Caberia em grande parte a mídia e ao trabalho ativo das pessoas nas redes sociais construir mais e mais espaços, recursos e voz para todas as mulheres que desejam criar suas histórias e acrescentar cada vez mais para a história do Brasil e principalmente para a saúde do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.