Em primeiro lugar, é imperativo ressaltar que a lacuna na representatividade negra por parte da mídia interfere diretamente na persistência do racismo estrutural em âmbito nacional. Pois, mesmo que, de acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54% da população seja negra, a participação desses indivíduos na mídia é pequena e restritiva, colocando essas pessoas como representantes de papéis que, muitas vezes, perpetuam estereótipos(empregada doméstica, trabalhador braçal, etc), tornando evidente a imprescinbilidade da efetivação de medidas que tornem a mídia mais diversa.
Sob esse pretexto, o uso de expressões descriminatórias como forma de "piada" geralmente passam despercebido, perpetuando o "racismo velado". Por essa razão, frases como "cabelo ruim" ou "tal pessoa é negra, mas é bonita" são usadas no dia a dia popular, e, com frequência, negligenciadas. Refletindo, dessa forma, o quão necessarias são reformas da sociedade atual.
Por conseguinte, a presença do racismo institucional se mantém profundamente enraizado no cerne social brasileiro. Portanto, para reverter esse problema, é preciso que o Ministério da Educação viabilize a criação de campanhas voltadas aos estudantes brasileiros, em especial os que se encontram nas séries iniciais, de forma a os conscientizar, desde pequenos, sobre as práticas racistas encontradas na sociedade, de forma a torna-la mais igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada