Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental está íntimamente ligada com a analfabetização da população brasileira. Acerca disso , segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever enquanto agente fornecedor de direitos mínimos , posto que não viabiliza recursos eficazes no que tange a educação. Isso é perceptível seja pela falta de infraestrutura das escolas brasileiras , seja pelos excassos serviços de auxilios para os estudantes com baixa renda. Desse modo, o governo atua como agente perpétuador do analfabetismo brasil,sendo imperiosa a mudança desse quadro.
Ademais, é importante salientar que o estado deficitário da educação brasileira também contribui para a dificuldade em alfabetizar a população brasileira. Nessa perspectiva , segundo a teórica Vera Maria Candau o sistema atual está preso nos moldes do século XIX e não apresenta propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Sob essa òtica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que São amplamente conteúdistas e pouco voltados para a formação cidadã do aluno, não estimulam o contato dos estudantes com métodos de ensino mais interativos durante a alfabetização , o que torna o estudo massante e ineficiente . Assim, com a carência de uma educação inovadora , a escola contribui para a continuidade do analfabetismo no Brasil.
Portanto, São necessárias medidas operantes que reverta os males relativos da analfetização no Brasil. Para isso,compete ao Ministério da Educação a promoção de métodos mais inovadores nas escolas , por meio da liberação de verbas públicas para a obtenção de meios tecnológicos ,na qual com supervisão dos professores , os alunos irão usar para a alfabetização , focando principalmente em jogos educativos e audiobooks , além de ampliar os auxilios para os estudantes com baixa renda, afim de erradicar o analfabetismo no Brasil. Nesse caminho ,o direito à educação estará assegurado entre os estudantes , assim como rege os elementos elencados na "magna carta".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.