- O Transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica permanente. Na escola, esse fenômeno é interpretado como um problema devido às práticas de ensino arcaicas que determinadas instituições insistem em perpetuar. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e possíveis soluções.
De acordo com o psicólogo, Lev Vygotsky, o docente deve adotar o papel de mediador, não de fornecedor de conteúdo. Indo totalmente na contramão do supracitado, as aulas nos dias atuais até então, são marcadas pelo quadro negro, livros didáticos e aulas expositivas. Sob essa ótica, o filme, “Como estrelas na terra”, retrata a história de um garoto disléxico e do professor que, usando massinha para explorar a alfabetização, a música para aguçar os sentidos e as escadas do ambiente escolar para empregar a Matemática, conseguiu ajudar o educando a si, descobrir e melhorar o desempenho nos estudos.
Assim, entende-se que o transtorno de aprendizagem não deve ser julgado como um problema, por isso educadores com o apoio de familiares, acompanhados de entidades sociais de diferentes seguimentos do Poder Público, podem ativar novas potencialidades e habilidades que ainda permaneciam adormecidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada