Alguns desafios são enfrentados para que se garanta o que está escrito na Lei. Um dos principais é a desigualdade social. Muitas crianças vivem em situações precárias, não tem acesso a moradia, saúde ou educação, o que prejudica no seu desenvolvimento e compromete seu futuro. Na música ''tôbem'', o rapper Djonga, ao afirmar '' Onde pra algum deles tem porta, pra nós tem parede.'', discorre sobre a falta de inclusão social de uma parcela da sociedade. Isto é, não há inclusão de pessoas sem condições financeiras. Segundo o estudo realizado pela UNICEF, ao menos 32 milhões de crianças vivem em situação de carência financeira em nosso país.
Também vale lembrar que outro problema para ser resolvido é o caso de racismo, que atinge a criança desde o nascimento. Infelizmente acontece na escola, nas ruas, nos hospitais e vários outros locais, porém poucos têm coragem de denunciar e combater esse tipo de violência. Inclusive, outra brutalidade é a violência sexual. Consoante dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registrados mais de 86 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2019.
Cabe ao governo a ampliação das políticas de proteção social, que é fundamental para promover as condições de vida dignas para as crianças e adolescentes. Em suma, é fundamental que a família, as escolas, a sociedade e o governo atuem conjuntamente e de forma colaborativa para assegurar o pleno desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes do país, assim como denunciar violações de seus direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.