Convém ressaltar, que o preconceito com a religião alheia, não é uma invenção atual, tendo como base, a Segunda Guerra mundial que abrangeu, essa justificativa para matar os judeus. Seguindo essa linha de pensamento, isso resulta em uma geração que vem, gradativamente, crescendo sem respeitar as escolhas do próximo e, assim, originaliza a tal heterogeneidade que, por fim, não é respeitada por parte de alguns grupos. Cabe mencionar, que houve uma implementação do ensino religioso confessional (Apenas uma religião) que um país majoriamente cristão, proporciona a exclusão de outras religiões.
Portanto, os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil estão associados ao entendimento da liberdade de expressão, que, compreendida erroneamente promove a falha no princípio da isonomia, ainda que assegurado pela legislação. Assim, há um falho entendimento nesse artigo, pois, uma vez que a liberdade de que lhe é garantida se restringe por si própria: não se deve infringir outros direitos, bem como a isonomia e a liberdade de culto religioso, que por muitas vezes, tais atos, são motivados pela falta de conhecimento.
No entanto, a citação de Leandro Karnal (Historiador, escritor, e professor da unicamp) "O preconceito nasce da ignorância e do medo", ressalta que: Por mais que punições legislativas, aos autores de crime de cunho intolerante a religião, sejam importantes, não bastam para acabar com os atos e estereótipos. Precisamos sim, de melhores medidas que devem ser tomadas apartir do princípio da educação. Desta forma, precisamos educar adultos e crianças para que eles possam entender os conhecimentos sobre as diversas religiões existentes no mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.