Primeiramente, vale ressaltar o forte desinteresse da sociedade em contribuir para a preservação da Terra. Consoante o ensaio filosófico Mito da Caverna, orquestrado pelo pensador grego Platão, a coletividade passa por um grande processo de alienação que, assim como os indivíduos que enxergavam as sombras projetadas de uma realidade como verdade, se encontra paralisada e absorta frente a problemas coletivos. Metáfora trágica da condição humana, esse quadro pode ser facilmente aplicado as mudanças climáticas, que se intensificam em meio a conduta ignorante do corpo social. À vista disso, a apatia desenvolvida dentre a população canarinha afeta incessantemente o nosso globo terrestre, gerando problemas para o clima em escala mundial.
Ademais, cabe pontuar que no Brasil a ausência de medidas preventivas impera quando o assunto é danos ao meio ambiente, ressaltando a negligência estatal como uma peça chave do problema. Sob esse viés, Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade irrisória, especialmente por parte do Ministério do Meio Ambiente de mobilizações para a preservação da atmosfera brasileira. Portanto, a displicência da máquina pública fere os princípios pontuados por Hobbes e, ao mesmo tempo, inviabiliza a concretização de práticas que buscam minimizar as mudanças climáticas.
Diante do exposto, infere-se que são fundamentais medidas operantes para mitigarmos as alterações no clima no território brasileiro. Dessa forma, é imperiosa uma ação do Governo Federal em parceria com as mídias sócias, por meio de propagandas, buscando a quebra da ignorância em nosso corpo social, conscientizando nossos cidadãos sobre o problema do clima. É pertinente também que o Ministério do Meio Ambiente, através do legislativo, crie leis mais fortes para a crimes contra o meio ambiente. Somente assim, poder-se-á reduzir os impactos causados pelas mudanças climáticas e evitar no futuro a situação vivenciada no filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada