• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por iagosilva92
Quantidade de postagens
#76645
No filme ‘’ Wall-E’’ é retratado o descaso que a humanidade teve com o meio ambiente. Desse modo, no começo da trama os cidadãos são obrigados a deixar o planeta devido a tamanha poluição. Fora da ficção, é indubitável que a raça humana vêm deteriorando a Terra, gerando o problema atual das mudanças climáticas. Nesse sentido, em razão tanto da apatia social quanto da negligência estatal, o Brasil está sendo afetado constantemente por alterações no clima.

Primeiramente, vale ressaltar o forte desinteresse da sociedade em contribuir para a preservação da Terra. Consoante o ensaio filosófico Mito da Caverna, orquestrado pelo pensador grego Platão, a coletividade passa por um grande processo de alienação que, assim como os indivíduos que enxergavam as sombras projetadas de uma realidade como verdade, se encontra paralisada e absorta frente a problemas coletivos. Metáfora trágica da condição humana, esse quadro pode ser facilmente aplicado as mudanças climáticas, que se intensificam em meio a conduta ignorante do corpo social. À vista disso, a apatia desenvolvida dentre a população canarinha afeta incessantemente o nosso globo terrestre, gerando problemas para o clima em escala mundial.

Ademais, cabe pontuar que no Brasil a ausência de medidas preventivas impera quando o assunto é danos ao meio ambiente, ressaltando a negligência estatal como uma peça chave do problema. Sob esse viés, Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade irrisória, especialmente por parte do Ministério do Meio Ambiente de mobilizações para a preservação da atmosfera brasileira. Portanto, a displicência da máquina pública fere os princípios pontuados por Hobbes e, ao mesmo tempo, inviabiliza a concretização de práticas que buscam minimizar as mudanças climáticas.

Diante do exposto, infere-se que são fundamentais medidas operantes para mitigarmos as alterações no clima no território brasileiro. Dessa forma, é imperiosa uma ação do Governo Federal em parceria com as mídias sócias, por meio de propagandas, buscando a quebra da ignorância em nosso corpo social, conscientizando nossos cidadãos sobre o problema do clima. É pertinente também que o Ministério do Meio Ambiente, através do legislativo, crie leis mais fortes para a crimes contra o meio ambiente. Somente assim, poder-se-á reduzir os impactos causados pelas mudanças climáticas e evitar no futuro a situação vivenciada no filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM