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Por AndreSoares
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O historiador israelense Yuval Noah Harari, em sua obra "Sapiens" enfatiza, no capítulo 2, que trata da Revolução Agrícola, a significativa influência exercida pelo desenvolvimento de técnicas de plantio industrial e de mono culturas, no processo de desenvolvimento e manutenção dos assentamentos humanos. Desta forma, tendo em vista a importância deste recurso primário descrito por Harari, é de suma importância entendermos os impactos da mesma no meio ambiente, bem como analisar possíveis soluções para um agronegócio sustentável.
Nesse contexto, é importante salientar que o agro apenas virou um grande negócio após a revolução industrial no século XIX. Tal revolução, incorporou os conceitos de lucro descritos por Adam Smith e propagados pelo liberalismo. Desta maneira, impulsionando grandes detentores de capital a comprar, ocupar e modificar todos os espaços férteis do planeta, visando sempre a obtenção do lucro. Consequentemente esta exploração excessiva levou ao desmatamento, além da descaracterização dos biomas ocupados devido ao plantio de mono culturas extensivas.
Diante deste cenário, é de suma importância analisar propostas como a do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) de uma produção sustentável realizada por cooperativas familiares. Tal produção, devido ao seu caráter de cultivo múltiplo (rotações de culturas em uma mesma plantação), pode ser realizada de forma a que os impactos gerados na natureza não alterem a ecologia local, por conseguinte, preservando o bioma local e gerando pouco ou nenhum impacto nas mudanças climáticas.
Portanto, deve-se destacar que a dificuldade em diminuir as emissões do agronegócio está diretamente ligada ao caráter industrial do mesmo. Sendo assim, cabe ao Estado, por meio de leis e campanhas de conscientização, realizar uma intervenção direta visando adotar novos meios de produção agrícola que não agridam o meio ambiente. Para, enfim, ter um pleno acesso a este recurso tão importante, assim como foi descrito por Harari, sem causar danos à natureza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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