Nesse viés, é necessário pontuar a indiligência governamental em garantir a execução das leis. Dessa forma, o descaso de projetos estatais que visem o supervisionamento das legislações ambientais, como a Lei Nº 9605,de 1998, que dispõe sobre sanções penais derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, relativizam esse quadro problemático no país. Visto que, uma parcela significativa da sociedade usufrui incorretamente da natureza,— mediante queimadas, abrindo espaços para plantações e pastagens— gerando um grande desmatamento. Sendo assim, imperiosa a divulgação das leis pelo Estado.
Ademais, é preciso despertar o senso crítico social sobre as práticas humanas. A partir disso, o artigo 225 da Constituição Federal afirma que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, sendo dever de todos preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Entretanto, evidencia-se que não ocorre uma preocupação cabível em evitar os atos mais simples, como, por exemplo, o ateamento de fogo em lixos urbanos ou soltar balões que possam causar incêndios, mesmo que tais condutas sejam consideradas crimes ambientais. Assim, ocasionando um possível incêndio criminoso como o que atingiu o "Parque do Juquery" em São Paulo. Logo, mudanças no comportamento social são vitais para a resolução do impasse.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão das queimadas no Brasil. Para isso, compete ao Estado investir na qualidade da disseminação de informações sobre as leis e, por meio de recursos, trazer melhorias nas fiscalizações legislativas, priorizando o apoio de agentes competentes e profissionais na área, tal como o Ministério do Meio Ambiente (MMA)—órgão que promove estratégias para a proteção e a recuperação do meio ambiente—, com o fito de potencializar uma atuação mais crítica e segura da sociedade com a natureza. Dessarte, evitando possíveis incêndios problemáticos como o do filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.