Em primeira análise, deve-se ressaltar que a supressão de atitudes por parte do governo contribui para esse fator. Nesse sentido, a administração pública do país não investe em projetos que venham tornar disponível a teledramaturgia para todos os brasileiros, sendo beneficiados somente àqueles que se encontram nos grandes centros urbanos, aonde regiões como o Norte,Nordeste e cidades interiorianas têm quase ou nenhum acesso ao cinema. Essa conjuntura, tem relação com a ideia de violação do "Contrato Social" do filósofo contratualista de John Locke, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer e a cultura. Infelizmente, essa concepção é evidente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar a elitização como impulsionadora da problemática no país. Nesse contexto, a Indústria Cultural utiliza técnicas de produção capitalistas sistemáticas, aonde o cinema é destinado para elite, e a cultura cinematográfica é negada àqueles que não pertencem a ela. Diante desse exposto, a sétima arte é detectada, sobretudo, no shopping centers de São Paulo e do Rio de Janeiro, com preços de ingressos e alimentos exorbitantes, ou seja, a população de baixa renda é afastada e omitida dessa arte. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, através da ANCINE - Agência Nacional de Cinema, a qual é o órgão responsável por fomentar, regularizar e fiscalizar a indústria cinematográfica -, a redução coesa das taxas de ingresso e de alimentação nos centros cinematográficos, além da estruturação de salas de cinema no país, por meio da disponibilização de verbas e emendas constitucionais, com a finalidade de melhorar a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Somente assim, nenhuma classe social será excluída, e todos terão seus direitos ao lazer e a cultura, prescritos pela Carta Cidadã, permeados pela efetivação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.