• Avatar do usuário
#75024
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais relevante do país, prevê em seus artigos 6º e 225°, o direito ao lazer e ao acesso à cultura como inerente à todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a restrita democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, a negligência governamental e a elitização das salas de cinema são aspectos que implicam na acessibilidade cinematográfica.

Em primeira análise, deve-se ressaltar que a supressão de atitudes por parte do governo contribui para esse fator. Nesse sentido, a administração pública do país não investe em projetos que venham tornar disponível a teledramaturgia para todos os brasileiros, sendo beneficiados somente àqueles que se encontram nos grandes centros urbanos, aonde regiões como o Norte,Nordeste e cidades interiorianas têm quase ou nenhum acesso ao cinema. Essa conjuntura, tem relação com a ideia de violação do "Contrato Social" do filósofo contratualista de John Locke, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer e a cultura. Infelizmente, essa concepção é evidente no Brasil.

Ademais, é fundamental apontar a elitização como impulsionadora da problemática no país. Nesse contexto, a Indústria Cultural utiliza técnicas de produção capitalistas sistemáticas, aonde o cinema é destinado para elite, e a cultura cinematográfica é negada àqueles que não pertencem a ela. Diante desse exposto, a sétima arte é detectada, sobretudo, no shopping centers de São Paulo e do Rio de Janeiro, com preços de ingressos e alimentos exorbitantes, ou seja, a população de baixa renda é afastada e omitida dessa arte. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, através da ANCINE - Agência Nacional de Cinema, a qual é o órgão responsável por fomentar, regularizar e fiscalizar a indústria cinematográfica -, a redução coesa das taxas de ingresso e de alimentação nos centros cinematográficos, além da estruturação de salas de cinema no país, por meio da disponibilização de verbas e emendas constitucionais, com a finalidade de melhorar a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Somente assim, nenhuma classe social será excluída, e todos terão seus direitos ao lazer e a cultura, prescritos pela Carta Cidadã, permeados pela efetivação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#76260
Olá! Espero que esteja bem!💖

💡》Correção modelo Enem
@gi69▶️@Anne24

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✍🏽✍🏽INTRODUÇÃO✍🏽✍🏽

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais relevante do país, prevê em seus artigos 6º e 225°《SE EU NÃO ME ENGANO, O ARTIGO 225 FALA SOBRE O MEIO AMBIENTE. DE QUALQUER FORMA, PÔR O ARTIGO É OPCIONAL. 》 , o direito ao lazer e ao acesso à cultura como inerente à todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a restrita democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, a negligência governamental e a elitização das salas de cinema são aspectos que implicam na acessibilidade cinematográfica.

✅CONTEXTUALIZAÇÃO
✅APRESENTAÇÃO DO TEMA
✅TESE

👩🏻‍🚀PARABÉNS!

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽

Se usar o conectivo "Em primeira análise" tem que usar "Em segunda análise" no D.2

Em primeira análise, deve-se ressaltar que a supressão de atitudes por parte do governo Governocontribui para esse fator. Nesse sentido, a administração pública Administração Pública do país não investe em projetos que venham tornar disponível a teledramaturgia para todos os brasileiros, sendo beneficiados somente àqueles que se encontram nos grandes centros urbanos, aonde 《ACHO QUE TAL PALAVRA NÃO É A MELHOR ESCOLHA》 regiões como o Norte, Nordeste e cidades interiorianas têm quase ou nenhum acesso ao cinema. Essa conjuntura, tem relação com a ideia de violação do "Contrato Social" do filósofo contratualista de John Locke, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer e a cultura. Infelizmente, essa concepção é evidente no Brasil.

👩🏻‍🚀MUITO BEM!

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽


Ademais, é fundamental apontar a elitização como impulsionadora da problemática no país País QUANDO SE REFERIR DIRETAMENTE AO BRASIL, ESCREVA PAÍS COM P MAIÚSCULO. 》. Nesse contexto, a Indústria Cultural 《NÃO GRIFEI PORQUE NÃO TENHO CERTEZA, MAS ACREDITO QUE SÓ SE DEVE ESCREVER INDÚSTRIA CULTURAL COM LETRA MAIÚSCULA SE ESTIVER SE REFERINDO À TEORIA DE ALGUM FILÓSOFO/SOCIÓLOGO》utiliza técnicas de produção capitalistas sistemáticas, aonde 《O VERBO DESTINADO DÁ IDEIA DE MOVIMENTO, POR ISSO NÃO DEVE USAR AONDE. SUGIRO SUBSTITUIR ONDE E AONDE NA REDAÇÃO. NÃO VALE A PENA ARRISCAR.》o cinema é destinado para elite, e a cultura cinematográfica é negada àqueles que não pertencem a ela. Diante desse exposto, a sétima arte é detectada, sobretudo, no nos shopping centers de São Paulo e do Rio de Janeiro, com preços de ingressos e alimentos exorbitantes, ou seja, a população de baixa renda é afastada e omitida dessa arte. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

👩🏻‍🚀SHOW!


✍🏽✍🏽CONCLUSÃO ✍🏽✍🏽
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, através da ANCINE - Agência Nacional de Cinema, a qual é o órgão responsável por fomentar, regularizar e fiscalizar a indústria cinematográfica -, a redução coesa das taxas de ingresso e de alimentação nos centros cinematográficos, além da estruturação de salas de cinema no país, por meio da disponibilização de verbas e emendas constitucionais, com a finalidade de melhorar a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Somente assim, nenhuma classe social será excluída, e todos terão seus direitos ao lazer e a cultura, prescritos pela Carta Cidadã, permeados pela efetivação.

👩🏻‍🚀PARABÉNS! SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONTRMPLA TODOS ELEMENTOS EXIGIDOS.
Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM