Em princípio, observa-se que a educação financeira já é obrigatória na estrutura curricular brasileira, segundo a Base Nacional Comum Curricular, entretanto, o ensino ocorre em poucos locais. Logo, é perceptível o desafio para preparar o corpo docente com intuito de garantir um ensino de qualidade para as atuais e futuras famílias brasileiras.
Além disso, o homem não é um ser completamente racional, agindo, na maioria das vezes, por emoções. Segundo pesquisas, aproximadamente cinco por cento das decisões das pessoas são conscientes. É notório, então, a necessidade de que o ensino sobre finanças seja realizado com relação ao comportamento humano, para diminuir os problemas financeiros provenientes dessa característica humana.
Em síntese, conclui-se que a completa implementação da educação financeira nas escolas brasileiras possibilitará grandes benefícios à economia. Portanto, apesar de todos os desafios não há sentido o pensamento que a educação financeira no Brasil seja uma utopia, mas sim uma realidade previsível e com grandes vantagens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada