O consumo desenfreado é pauta em várias adaptações artísticas, revelando a extensão de seu problema. No filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” sua necessidade de adquirir cada vez mais produtos não essenciais a coloca em uma situação monetária difícil, como acontece diariamente com parte da sociedade. Concomitante a isso, há um maior investimento nas propagandas de tais produtos, sendo facilmente propagadas pela rapidez no acesso à internet na atualidade, o que aumenta o interesse e quantidade de possíveis compradores. Tal situação se escancara como um problema pela ineficiência de uma rede concreta de educação financeira como obrigatória e difundida no Brasil, resultando em maior dificuldade na mitigação de seus malefícios.
No entanto, levantamentos feitos por veículos jornalísticos como Exame mostram que cerca de 20% das dívidas são em contas básicas como luz, água e energia. Desse modo, se torna cada vez mais essencial a extensão de iniciativas de quitação de dívidas, como a do início de 2023 difundido pelos jornais, que incentive a procura de quem necessita e privilegie ambos os lados, para que não haja circulação do dinheiro que talvez nunca fosse ser recebido pela condição financeira atual dos devedores e negociações que acabam por tornar possível a quitação de tais débitos.
Portanto, é indispensável que o governo, órgão responsável pela manutenção do bem estar dos brasileiros, por meio de iniciativas público-privadas, desenvolva programas para aumentar a consciência financeira no país, tornando cada vez menores os números de inadimplentes. Além disso, empresas e bancos devem criar condições favoráveis para os pagamentos necessários, visando uma balança comercial favorável para os vendedores e compradores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada