Avatar do usuário
Por vitoriab
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75185
Muito se debate sobre a luta pelo respeito da diversidade de gêneros no Brasil, tendo em vista que o padrão de desenvolvimento excludente é notório. Situados numa cultura patriarcal e machista, indivíduos pertencentes aos gêneros LGBTQ+ sofrem de inúmeras discriminações e violências diariamente, de modo que seja necessária uma abordagem inclusiva, a fim de defender tais vítimas da intolerância social.
Em uma primeira análise, observa-se, em ambientes escolares, assuntos tais quais a sexualidade, as relações de gênero e a diversidade ainda limitados por preceitos morais, mantendo, assim, uma perspectiva sexista e heteronormativa, cuja consequência é a ignorância por parte das inclusões de gênero. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, o Brasil lidera o ranking das nações que mais matam homossexuais quando levado em conta um contexto mundial. Embora não hajam quaisquer estatísticas governamentais sobre tais mortes, a fonte revela que, em 2018, um LGBTQ+ morreu a cada vinte horas no país. Os Estados com os maiores números absolutos foram São Paulo, Bahia, Pará e Rio de Janeiro.
Por conseguinte, a inclusão social atua como a garantia de direitos a todos os cidadãos e na manutenção da democracia num regime político igualitário para esses indivíduos excluídos da sociedade, de forma que desmistifique as desigualdades vigentes no Brasil e combata as desvalorizações sofridas pelos LGBTQ+. No Brasil, isso pode ocorrer por meio do Plano Nacional de Educação, o qual obriga educadores a discutir com os alunos a equidade de gênero, seja qual for, ou também de políticas públicas, como as ações afirmativas, cujo objetivo é a eliminação de desigualdades historicamente acumuladas, garantindo, deste modo, a igualdade social.
Em suma, diante dos evidentes transtornos envolvendo agressões e mortes, é essencial contribuir para uma maior inclusão e adquirir mais empatia perante os demais cidadãos. Portanto, compete ao Governo e à sociedade promover políticas que construam uma fundação nacional igualitária e justa. Essa ação deve ser feita por meio da abolição de estereótipos de gênero, extinção da discriminação indireta através da conscientização, término dos termos e linguagem que limitam os gêneros, uma vez que todos os obstáculos mencionados são paradigmas das desigualdades, com a finalidade de humanizar todo indivíduo independentemente das diferenças sociais, e, por fim, estabelecer o respeito à comunidade LGBTQ+. “Para que se compreenda o lugar e as relações de homens e mulheres numa sociedade, importa observar não exatamente seus
sexos, mas sim tudo o que socialmente se construiu sobre os sexos”, Louro (2000, p. 21).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
105 Exibições
por jennifersx
1 Respostas 
88 Exibições
por Jennicalita
0 Respostas 
166 Exibições
por Jennicalita
0 Respostas 
1708 Exibições
por gabs0521
Liberdade de expressão e discurso de ódio
por bruhvitoria    - In: Outros temas
0 Respostas 
132 Exibições
por bruhvitoria
0 Respostas 
39 Exibições
por ed2uardaa
0 Respostas 
1116 Exibições
por lipssin
0 Respostas 
80 Exibições
por Julianamnq
0 Respostas 
158 Exibições
por clarasena
0 Respostas 
718 Exibições
por Ftlouie

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Sabe-se que na contemporaneidade brasileira, o des[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM