Em uma primeira análise, observa-se, em ambientes escolares, assuntos tais quais a sexualidade, as relações de gênero e a diversidade ainda limitados por preceitos morais, mantendo, assim, uma perspectiva sexista e heteronormativa, cuja consequência é a ignorância por parte das inclusões de gênero. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, o Brasil lidera o ranking das nações que mais matam homossexuais quando levado em conta um contexto mundial. Embora não hajam quaisquer estatísticas governamentais sobre tais mortes, a fonte revela que, em 2018, um LGBTQ+ morreu a cada vinte horas no país. Os Estados com os maiores números absolutos foram São Paulo, Bahia, Pará e Rio de Janeiro.
Por conseguinte, a inclusão social atua como a garantia de direitos a todos os cidadãos e na manutenção da democracia num regime político igualitário para esses indivíduos excluídos da sociedade, de forma que desmistifique as desigualdades vigentes no Brasil e combata as desvalorizações sofridas pelos LGBTQ+. No Brasil, isso pode ocorrer por meio do Plano Nacional de Educação, o qual obriga educadores a discutir com os alunos a equidade de gênero, seja qual for, ou também de políticas públicas, como as ações afirmativas, cujo objetivo é a eliminação de desigualdades historicamente acumuladas, garantindo, deste modo, a igualdade social.
Em suma, diante dos evidentes transtornos envolvendo agressões e mortes, é essencial contribuir para uma maior inclusão e adquirir mais empatia perante os demais cidadãos. Portanto, compete ao Governo e à sociedade promover políticas que construam uma fundação nacional igualitária e justa. Essa ação deve ser feita por meio da abolição de estereótipos de gênero, extinção da discriminação indireta através da conscientização, término dos termos e linguagem que limitam os gêneros, uma vez que todos os obstáculos mencionados são paradigmas das desigualdades, com a finalidade de humanizar todo indivíduo independentemente das diferenças sociais, e, por fim, estabelecer o respeito à comunidade LGBTQ+. “Para que se compreenda o lugar e as relações de homens e mulheres numa sociedade, importa observar não exatamente seus
sexos, mas sim tudo o que socialmente se construiu sobre os sexos”, Louro (2000, p. 21).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.