Desenvolvimento é muito bom, gera progresso, inovação, crescimento e emprego, mas quando feito de maneira consciente, levando em conta o nosso planeta. Geralmente não é isso o que acontece, pois ação humana está prejudicando a natureza de uma forma irrecuperável, e em um futuro não muito distante, o preço que pagaremos por isso será caro.
Como sabemos a poluição, o desmatamento, as queimadas, a contaminação das Águas, são alguns dos fatores que vem provocando impactos ambientais graves, mas que podem ser contornados à medida que o homem começa a agir de forma consciente com a natureza.
Agora quando ficamos diante de situações mais críticas como desastres ambientais igual a explosão de Chernobyl (Ucrânia), o maior acidente radioativo da história mundial, que hoje com mais de 30 anos encontra-se emitindo radiação. E no Brasil o rompimento da barragem em Mariana (2015) que deixou mortos e rejeitos espalhados por quilômetros destruindo tudo por onde passava, e até hoje a natureza não se recuperou, rios e lagos continuam poluídos. Infelizmente esses dois casos citados causaram danos irreparáveis a natureza.
Diante disso, o ponto a ser destacado é que todos os danos causados a natureza poderiam ter sido evitados, caso o homem tivesse tido a consciência disso, cuidando da natureza, e com instalações seguras nas indústrias evitando poluição do meio ambiente, destruição da natureza, e preservando o nosso planeta que é tão importante para nossa própria existência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.