Em primeira instância, é preciso destacar que ao debater sobre drogas, não deve-se referir apenas á substâncias ilícitas, pois medicamentos também estao nessa classificação, visto que mesmo sendo destinadas á um uso positivo, se consumidas em excesso ou sem monitoramento, podem trazer malefícios ao indivíduo. Partindo deste pressuposto, vê-se que uso de drogas é associado á necessidade de fuga da realidade ou relaxamento, ambos relacionados á presença de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, e á empecilhos cotidianos que causam estresse, medo ou angústia.
Outrossim, é mister pontuar que tomando como referência a série Euphoria; que tem como enredo a vida idivíduos, ressaltando seus problemas, uso de drogas e o que isso causa ; é possível perceber as consequências do uso de substâncias (lícitas e ilícitas) como por exemplo, a dependência,overdose, dificuldade de se relacionar, doenças e outros. Além disto, fica claro que a falta de monitoramento dos responsáveis, do governo a até do próprio indivíduo, juntamente á influência de amigos, são fatores que estão relacionados diretamente á questão das drogas, dificultando este combate. Evidencia -se, pelo cenário atual, que mesmo já existindo programas governamentais, como o Proerd, que visem o controle e conscientização, faz-se necessária a criação de novas medidas e melhoramento das já existentes.
Entende, portanto, a relevância de medidas consientizadoras e que controlem esse desafio tratado. Para tanto, cabe ao Governo, juntamente ao Ministério da Saúde, investirem em medidas consientizadoras, por meio de programas e campanhas, a fim de reduzir o consumo de drogas e educar a sociedade sobre seus maléficios. Outra alternativa, é a promoção de uma maior fiscalização dos responsáveis para com os jovens, visando reduzir o consumo dessas substâncias entre os grupos e ao mesmo tempo os educar sobre seus perigos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada