Porém somente isso não é necessário para garantir a educação aos cidadãos, pois há outros fatores que precisam ser revistos nesse processo. Dentre eles podemos destacar: a evasão de alunos em cursos superiores tanto em âmbito privado como também público. Além disso há um número limitado de bolsas com auxílio financeiro e financiamento estudantil.
Em primeiro lugar, percebe-se que o abandono da maioria dos Universitários na faculdade deve-se aos altíssimos custos mensais e também ao desemprego. Vista que os mesmos não possui recursos financeiros para arcar com os tais despesas. Nesse contexto, torna-se evidente a impossibilidade de concluir a graduação.
Outrossim, estabelecimentos de ensino público sofre com cortes de verbas, paralisações, locais em péssimas condições contribuindo assim para desistência de grande parte dos estudantes. Ademais, os candidatos que possui um ensino deficiente que tenta por meio de processo seletivo entrar na faculdade muitas vezes não são aprovados, pois não há vaga para todos. O benefício é concedido somente à participante que obtiver nota necessária o que implica na exclusão de grande parte de indivíduos despreparados.
Portanto, é crucial que o Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Concelho Nacional de Educação (CNE) crie centros universitários, ofertam bolsas de estudos ao menos favorecidos além dos programas já existentes. Paralelamente, é necessário que os órgãos competentes responsáveis pela educação invistam no ensino básico desde já, os quais são imprescindíveis ao pleno conhecimento a fim de atingir nota máxima na busca por uma colocação no sistema de seleção. dessa forma, todos os indivíduos sem exceção terão oportunidades igualitárias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada