Em primeiro lugar, é importante lembrar que o racismo é um dos maiores preconceitos vividos atualmente no território nacional. De acordo com a Constituição de 1988, é crime qualquer julgamento contra negros e partos brasileiros, mas isso é algo irrealista levando em consideração que a pesquisa feita pela IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela que 70% dos brasileiros que vivem em extrema miséria são negros ou pardos. Assim, vê-se o racismo infiltrado na sociedade brasileira em vários setores.
Outrossim, o julgamento racial está presente na sociedade desde antes do período de escravidão. Na série "Todo Mundo Odeia o Chris", por exemplo, vê-se o julgamento que todos possuem em real aço ao personagem Chris: que era negro e de família simples. Paralelamente à realidade atual mostra também um grande número de pessoas que julgam as que são de raça negra. Logo, fica claro também que a sociedade brasileira prática julgamento racial.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater o Racismo no Brasil. Para tanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o Ministério da Comunicação faça por meio de propagandas, um programa que contém inclusão de negros. O qual deverá conter, testemunhos de vida da população negra, de traumas e conquistas vividas pelas tais. Somente assim, será possível combater o Racismo no Brasil. Sendo assim a realidade vivida por Anne Shirley não possa voltar a acontecer na vida dos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.