Nota-se então, que o ato de ler é essencial na formação do caráter de um indivíduo. Entretanto, de acordo com a UNESCO, apenas 14% da população lê com frequência; essa estimativa tão baixa, deve-se a fatores como, por exemplo, a falta de recursos financeiros e de incentivo à leitura que, mais tarde, refletirá diretamente na vida de muitas crianças que, pela escassez de incentivo vinda de casa, terão contato com a leitura apenas na escola, o que permitirá que elas acabem associando os livros a algo desprazeroso e desnecessário.
Ademais, esses indivíduos terão de lidar ainda com uma maior dificuldade de interpretação, seja do mundo à sua volta, ou de seu próprio eu, e até mesmo quem, onde e quando deve-se impor limites. Assim como é retratado na história da "Cinderela", cujo a madrasta a expõe a condições exaustivas de trabalho e a privação de direitos básicos, como, por exemplo, momentos de lazer e o cultivo de relacionamentos sociais. Partindo desse exemplo, percebe-se que a literatura é uma ferramenta essencial no desenvolvimento do senso crítico de uma criança, bem como suas visões acerca das injustiças do mundo.
Portanto, é necessário que o governo promova um plano de ação pautado pelo Ministério da Cultura, que tenha como foco a criação de uma lei que proporcione à população menos favorecida, a possibilidade de compra de livros com um preço acessível para seus filhos, bem como sejam feitas campanhas e projetos onde sejam apresentados dados elaborados por profissionais que apontem a importância da leitura no desenvolvimento intelectual dessas crianças. Além de que haja também uma conscientização das famílias a fim de que estimulem a curiosidade em seus pequeninos, mostrando a eles que existem muitos mundos e aventuras escondidos dentro de um conjunto de páginas. Que ler, é mais do que só ler. É, como disse George R. R. Martins: "A possibilidade de viver mil vidas". E é lendo, que um homem é capaz de formar seus ideais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.