Embora a tecnologia esteja presente no dia a dia de moradores de grandes cidades, esquece-se de uma parcela significativa da população que não tem acesso à ferramentas como computadores, internet, impressoras ou câmeras. De acordo com estudos do IBGE, cerca de 40 milhões de brasileiros não tem acesso à rede. Os motivos para a falta de acesso são, em sua maioria, a impossibilidade de adquirir aparelhos compatíveis e o valor elevado das distribuidoras de internet.
Mesmo os estudantes com pleno acesso às plataformas virtuais de educação, sentem-se desamparados em seu próprio ambiente familiar. Esta situação decorre de uma crescente insatisfação dos adultos com relação à educação pública, o que resultou em uma onda de descrença na qualidade do ensino remoto. Tal descrença somada com o despreparo dos pais e docentes para essa transição de método de aprendizado, resultou em alunos do ensino fundamental e médio planejando reprovar o ano letivo de 2020 para fazê-lo de maneira “adequada”, ou seja, presencial, em 2021.
Isto posto, as escolas precisam guiar pais e professores responsáveis por estes alunos, para que estes possam sentir-se confiantes com o ensino à distância e passem tal confiança às crianças e jovens. Ao mesmo tempo, o Ministério da Educação de cada estado precisa ampliar ou criar projetos de acessibilidade à tecnologia, criando uma alternativa viável para alunos sem tais recursos. A solução de migrar a educação básica presencial para o ambiente remoto durante a pandemia foi uma decisão acertada. Todavia é necessário que tal mudança seja aplicada de maneira responsável, para que a educação remota se torne, no futuro, uma ferramenta útil no processo de alfabetização no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.