Em primeiro lugar, o viés discriminatório social está enraizado em práticas preconceituosas tradicionais. Nessa perspectiva, de acordo com o sociólogo Emile Durkheim, os fato sociais, isto ee, conceitos impostos aos indivíduos de maneira critica e geral, impede a ascensão de determinados grupos, através do cancelamento de oportunidades, por serem considerados destoantes aos padrões sociais . Sendo assim, pela reprodução de conhecimentos tradicionais religiosos sobre o casamento homossexual ou por acontecimentos históricos como a escravidão, por exemplo, formou-se o imaginário contemporâneo perante aos considerados inferiores por instituições socializadoras dominantes em cada período da história humana. Por isso, dada a complexidade de reverter conceitos preconceituosos tão consolidados em grande parte da ideologia humana, evidencia-se a relevância da mídia para o combate a causa
Ademais, pelo caráter disseminatório e influente da mídia na vida em sociedade como um todo, torna-se possível acreditar no fim do conservadorismo ideológico. Sob este viés. segundo a alemão Theodor Adorno, as mídias comunicativas representam uma "indústria cultural" da formação do conhecimento da humanidade. Assim, dado poder dos meios de comunicação, a inserção gradativa dos grupos vitimas de preconceito em publicidades de grande circulação, será responsável pela transformação da visão da sociedade, pois, com uma certa frequência, os fatos sociais frutos do arcaísmo histórico e cultural, acabam por perderem seu sentido perante a renovação ideológica. Por isso, revela-se a importância do uso das mídias como ferramentas do combate a discriminação social.
Portanto, medidas são necessárias para consolidar o uso das mídias comunicativas como forma de representação dos alvos do fato social. Dessa forma, cabe ao Ministério da Comunicação, órgão responsável pela regulamentação publicitaria, a garantia mais intensa desses grupos em reportagens, entrevistas e "podcasts" por meio da definição de um horário fixo para a sua veiculação em dispositivos de informação a fim de transformar o imaginário social frente a tradição do pensamento. Somente assim, mais casos como o da escritora Carolina poderão ser conhecidos pelo público a fim de finalmente proporcionar às futuras gerações um mundo mais tolerante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.