Diante disso, as pessoas possuem pouca instrução financeira, tal fato corrobora ao número de cidadãos endividados e com desconhecimento das práticas de investimento e moderação nos gastos. Sob esse viés, para o filósofo Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, assim, tal reflexão propicia a ideia de que a ignorância está intrinsicamente ligada à falta da educação, a situação econômica das famílias brasileiras é um reflexo dessa afirmação. Relacionado a isso, parcela da sociedade não sabe lidar com dinheiro devido à desinformação e, consequentemente, segundo dados do SPC, a inadimplência torna-se uma realidade, a qual para cada 4 brasileiros um 1 é inadimplente. Portanto, a falta de estímulo à sapiência financeira é diretamente proporcional à ignorância popular.
Além do mais, o excesso de consumo intensifica o número de pessoas com problemas financeiros. Nessa perspectiva, o sociólogo Zygmunt Bauman, aponta a falta de solidez nas relações econômicas, como característica da chamada ''modernidade líquida'', a qual o principal problema é o desejo insaciável de continuar consumindo, em que os indivíduos sociais se matam trabalhando cada vez mais buscando novos desejos a serem saciados. Nesse ponto de vista, é visível que a sociedade ignora atitudes necessárias como poupar, planejar e controlar os gastos, para assim obter felicidade, por meio da obtenção material, gerando futuras gerações aptas à indisciplina do orçamento individual. Logo, o consumista sofre o processo de oniomania, cujos sintomas são os atos de estourar o orçamento e viver com dívidas.
Em suma, medidas devem ser tomadas para desenvolver a educação financeira, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir, por meio de projetos sociais e de aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação relacionados ao cuidado na utilização das finanças, em que seja possível desenvolver indivíduos conscientes e preparados para investir. De forma que, a partir desses programas, seja possível estimular um lado crítico na sociedade, como forma de reeducar e de coibir atitudes de despreparo econômico. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á um país com pessoas capacitadas ao controle da sua vida financeira, assim como é previsto nos ideais de Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.