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Por coelhisa
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Na série “The Politician”, produzida pela Netflix, o protagonista Payton Hobart é um adolescente que sonha em ser presidente dos Estados Unidos. Ao longo da trama, fica claro a importância do jovem na política mundial e nacional. Fora da ficção, a mobilização da juventude atual na política torna-se cada vez mais recorrente, apesar dos obstáculos vividos pela mesma, como a ausência políticas públicas para a acessibilidade em esferas governamentais e a minoria que julga o tema política como algo “não discutível”.

A princípio, a inserção do jovem no cenário político brasileiro é defasado, em virtude da carência de políticas públicas atuais para inserção do jovem no cenário político, a julgar pela quantidade escassa de representatividade nas Câmaras governamentais. Desse modo, segundo o sociólogo inglês Nick Couldry, a presença de todas as “vozes” é fundamental para a criação de uma democracia verdadeira. Posto isto, é imperioso ressaltar a relevância da juventude no âmbito da politicagem, haja vista a necessidade de que todos os indivíduos possam ser ouvidos.

Além disso, a ideia enraizada na sociedade que política não se discute é reverberada constantemente, dificultando o despertar de interesse na juventude contemporânea. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, “O homem é por natureza um animal político”. Entretanto, o tema é visto como tabu na maioria de ciclos sociais, principalmente o ciclo familiar, considerando a grande bipolarização vivida na conjuntura brasileira moderna.

Fica evidente, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal em parceria com o Ministério da educação, por intermédio da criação de portais com linguagem simplificada na internet, discuta o funcionamento do Estado como cargo, leis e setores, com o propósito de incentivar a juventude para o posicionamento e participação na política. Assim se consolidará uma democracia mais justa, tal como diz o sociólogo Nick Couldry.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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