A democracia surgiu em Atenas através da implementação do estado novo, como consequência deu acesso a aqueles que antes, eram vistos apenas como mão de obra a participar ativamente das decisões políticas. O que trouxe inúmeros benefícios, como a criação da lei das doses tábuas que nos trouxe inúmeros benefícios sendo a base e pra nossas leis atuais, conquistada através de lutas sociais.
Entretanto a polarização impede a livre efetivação desses direito, visto que apoia publicamente um partido político é motivo de rivalizacão, pois a divergência de ideologias acaba por muitas vezes, gerando violência e inferindo gravemente na liberdade de expressão dos cidadãos. "Ao escolher a liberdade, é preciso abrir mão de certas seguranças, ao escolher a segurança, é preciso abrir mão de certas liberdades" pensamento do filósofo bauaman, que aponta as relações sociais como cada vez menos sólidas e se desfazendo com facilidade, pensamento que pode ser confirmado com os efeitos da polarização.
Fica claro dessa forma, que se faz necessário consciências social, pois o direito de um acaba, quando começa o do outro. E intervenção do ministério da justiça através dos meios de comunicação, conseintizar a população da grande importância do voto, e aplicações de leis brandas a qualquer interferência na democracia
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.