Em vista à educação e costumes que são passados de geração em geração, nascemos pensando que gentileza é sinal de fraqueza. Ensinar a uma criança que ser bem educado e cortês nos conflitos ameniza o problema, ainda é uma postura incoerente para muitos. No trânsito de hoje em dia, esta educação "precoce" faz-se urgentemente necessária e não somente no que diz respeito ao relacionamento com o próximo.
Falta nas escolas, desde o ensino fundamental, que o assunto do trânsito entre em pauta, a exemplo: o que está em vigor dentre a leis, um histórico sobre a cena do fluxo de carros nas cidades, o direito e dever dentro do papel de cada um na movimentação das grandes cidades e assim formaríamos motoristas, pedestres, passageiros, ciclistas, etc muito mais conscientes, informados e de hábitos civilizados.
Também com a ilegitimidade do direito do cidadão de ter segurança e boa estrutura para a locomoção nas ruas, é que temos agora esse molde de vivência ao lidar com impasses de acidentes e muitas outras situações desagradáveis e inesperadas. Agir diferente de como a maioria lida com isso é algo que - infelizmente - surge do interesse próprio de cada um, ao invés de ser incutido desde cedo na criação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.