Nesse sentido, é importante pensar em como essa publicidade acontece. Sob essa perspectiva, a pequena Himawari (personagem do "anime" Boruto), em um episódio, vê, à venda, um boneco na televisão e faz de tudo para os seus pais comprarem. Paralelamente à ficção, muitas crianças brasileiras deparam-se, diariamente, com desenhos e propagandas televisivas voltadas a elas, as quais, na maioria das vezes, divulgam produtos, a partir do conteúdo amado, para, calculadamente, atiçar a vontade de obtê-los. Além disso, essa comercialização infantil também aparece nas mídias sociais, como no YouTube, que possui grandes canais - direcionados a menores - repletos de anúncios. Logo, esse tipo de publicidade alcança, facilmente, os pequenos.
Ademais, é viável a reflexão em relação aos efeitos desses conteúdos. A esse respeito, o livro "Mentes Ansiosas" - escrito por Ana Beatriz - ressalta a falta de discernimento mental nas crianças, principalmente, quando a pauta é aquilo que elas veem. Por isso, essas pequenas cabeças são influenciadas por várias cores, personagens engraçados e alimentos bonitos: elementos confirmados em publicidades desse meio. Em consequência, as mídias publicitárias cultivam o consumismo nos menores, construindo um vício em compras desnecessárias, uma imagem errada em relação ao valor do que é adquirido (afinal, lançam novidades constantemente) e, também, problemas de saúde - como a obesidade -, a partir de uma alimentação não saudável vista nas telas. Assim, esse tipo de entretenimento torna-se um malefício.
Dessarte, o Ministério das Comunicações, aliado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, deve efetivar e executar, por meio de fiscalização intensa em relação a esses conteúdos comerciais arbitrários, o projeto de lei número 5.921 - já existente, mas negligenciado - que proíbe a publicidade infantil no Brasil. Dessa maneira, tal efetivação, com o fito de minimizar o cultivo dos pensamentos consumistas nas crianças do país, sendo aplicada na televisão, bem como nas mídias sociais, cortaria as vendas em cima de conteúdos direcionados aos pequenos, o que, ainda, os afastaria de alguns problemas de saúde. Em efeito, os menores não seriam mais alvos do comércio midiático, como o feito por Luccas Neto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.