Antes de tudo, é válido apontar a lacuna educacional existente em território nacional como um dos óbices para o fim do embargo. Isso ocorre porque há um sistema de ensino tradicionalista, o qual não leva em sua grade curricular temas da contemporaneidade. Assim, tem-se um conjunto de estudantes que leva como bagagem o desconhecimento em relação aos artifícios e gatilhos usados por empresas em campanhas publicitárias, o que faz com que os aprendizes se tornem, na vida adulta, cidadãos que não destinam a atenção correta às ações de publicidade destinadas a seus filhos. Paulo Freire, importante pedagogo brasileiro, apontou que quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. No entanto, ao se analisar o contexto hodierno, é perceptível que não há a compreensão da realidade por parte dos indivíduos brasileiros, o que retarda o fim do problema.
Outrossim, a ineficiência do Estado em relação à questão posterga a conclusão da mesma. Esse quadro surge da visão capitalista da máquina estatal de que o lucro é parte crucial para a sobrevivência da economia nacional, não importando os métodos para a obtenção do mesmo. Dessa forma, a esfera executiva "fecha os olhos" para os meios de capitalização das empresas vigentes no país, não regulamentando os métodos de divulgação de seus produtos e perpetuando a manipulação dos infantes. Tal situação vai contra o conceito de Contrato Social, do filósofo Jean-Jacques Rousseau, o qual afirma que o Estado tem o dever de proteger os cidadãos. Portanto, percebe-se que a tese defendida pelo pensador vem sendo ferida, o que alonga a permanência da questão exposta.
Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas para mitigar a problemática. Logo, é necessário que o Governo Federal, responsável pela garantia dos direitos estabelecidos pelo ECA, regulamente a publicidade direcionada à população pueril através da criação de uma lei que barre artifícios manipulativos nas campanhas, junto à aprovação do Congresso Nacional, para combater um dos maiores impactos da publicidade infantil: a manipulação dos menores de idade brasileiros. Assim, teremos um país mais seguro para os seres em processo de desenvolvimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.