Em primeiro lugar, o brasileiro ao longo da história tem imprimido a visão de que quem está no poder é obrigatoriamente corrupto, mas no entanto, acaba por esquecer de sua própria hipocrisia ao exigir dos outros qualidades das quais não o tem. Isto é, a sentença “eles são todos corruptos” deveria passar a ser: “somos todos corruptos”, como diria o filósofo Thomas Hobbes em sua teoria do contratualismo.
Por conseguinte, a descrença nos detentores do poder leva ao descrédito com o próprio sentimento de nacionalidade. Ora, o Brasil possui inúmeras paisagens naturais, é um país rico e possui uma gama de culturas diversificadas, mas tudo isso é negligenciado para dar lugar a reclamações e insatisfação para com o país. Portanto, são necessárias medidas para frear essa problemática.
Em suma, para resolver essa questão associada à ética e moral no Brasil, urge que o Congresso Nacional promova um maior combate à corrupção por meio de medidas legislativas mais rígidas a fim de atenuar a sensação de corrupção vivenciada pelos brasileiros e assim proporcionar um maior orgulho de pertencimento à nação brasileira. Desta forma, a expressão “Pátria Amada Brasil” poderá então condizer com a realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.