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Por Geane18
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A constituição federal de 1988, documento juridico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação e ao bem-estar social como inerente a todo o cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se obeserva a falta de ética na sociedade ,dificultando ,deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de consciência à ética. Nesse sentido pode-se afirmar que a negligência governamental e a escassa abordagem do problema agravam essa situação. Essa conjuntura segunda as ideais do filósofo contratualista Josh Luck, configura-se como uma violação ao "contrato social", já que o estado nao cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direito indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a corrupção governamental como o impulsionador da falta de etica no Brasil. Segundo o importante escritor Cícero Braz , " políticos tem muitos, mas homens de moral e caráter são poucos". Seguindo esse raciocínio, faz-se relevante ressaltar um dos maiores casos de roubo no Brasil, conhecido como: "operação lava jato", onde muitos políticos envolvidos foram presos, entre eles o atual prresidente da república brasileira, Luiz Inácio Lula Da Silva. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculo. Para isso, é imprescindivel que o Ministério da educação, por intermédio cabe ao governo em parceria com o Ministério da Educação, investir em projetos para serem desenvolvidos nas escolas, por meio de palestras atividades lúdicas e debates em salas de aula, a respeito da ética e sua importância  , para que os alunos conscientizem-se e não cometam nenhum equívoco na hora de realizar suas ações . E assim, teremos uma sociedade que sempre vai optar pelo o caminho correto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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