Os índios perderam as suas terras e a liberdade de exercerem a sua cultura. Evidencia-se esse fenômeno a constante exploração de terras por parte de grandes empresas latifundiários, onde muitas tribos são obrigadas a saírem de seus locais. Além disso, o desmatamento em terras indígenas -cerca de 124%- segundo o Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas, contribuíram para que esses povos tivessem suas áreas devastadas. Assim, o que se torna reconhecido aos índios pela Constituição Federal, acaba sendo uma realidade distante do nosso Brasil.
Ademais, desde a colonização do Brasil, no século XVI, os indígenas sofreram com o esteriótipo e o preconceito. Sendo assim, um dos grandes desafios para muitos desses povos é encontrar um equilíbrio para preservar a sua cultura. Nessa perspectiva, esse grupo sofre diversas violações, o que é pouco lembrado nos livros de história.
Dessarte, os governantes, por meio da demarcação de terras -em parceria com o FUNAI- devem proteger essas áreas com o fito de evitar a perda de seus lares. Por outro lado, o Ministério da Cultura tem a incumbência de promover conhecimentos dessa população, com o intuito de suscitar no povo brasileiro a importância e o reconhecimento da luta dos índios, através de palestras, debates e campanhas sociais. Dessa forma, os direitos que são reconhecidos aos índios pela Constituição Federal serão aplicados e respeitados pela nação brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada