Em primeiro lugar, é importante frisar que um dos principais fatores para a escassez no nordeste, são os fatores climáticos ,nos quais é identificado os climas tropical, semiárido e equatorial úmido, entretanto duas estações são bem desenvolvidas, sendo uma seca e outra chuvosa, variando em cada região .No filme Auto da compadecida ,é narrado no decorrer da história, as aventuras dos amigos Chico e João Grilo , que lutam para sobreviver em meio ao ambiente opressivo do sertão, com escassez de água, dessa forma a arte cinematográfica, reflete a vida da maioria dos indivíduos com carência desse seiva de ouro.
Em segundo lugar, outra causa dessa desvantagem ao acesso aos recursos hídricos, é a falta de investimentos por parte dos governantes , principalmente nas regiões em extrema pobreza e zonas rurais , no período de 2003 a 2016 , dos 1.794 municípios da região nordeste , 1.409 decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública, entretanto existe algumas formas de acabar com essa situação, ou seja não é impossível, por exemplo; a Australia usa a técnica de tratamento e reuso de água, dessa forma, não é preciso captar mais recursos da natureza, economizando a água potável.
Portanto, os governante devem agir para acabar com a falta de água, criando projetos, como o selo de eficiência hídrica, que ajuda a identificar aparelhos com consumos elevados de água, conscientiza a população a economizar esse liquido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.