Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#56490
Na obra "Os retirantes" de Portinari, é representado a migração de família nordestina, por causa da escassez dos recursos hídricos, principalmente em zonas rurais., além disso, segundo os dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 4,8 milhões de pessoas na região nordeste não têm acesso à água potável, consequentemente a carência é causada com os e fatores climática e ausência de investimentos por parte do poder público
Em primeiro lugar, é importante frisar que um dos principais fatores para a escassez no nordeste, são os fatores climáticos ,nos quais é identificado os climas tropical, semiárido e equatorial úmido, entretanto duas estações são bem desenvolvidas, sendo uma seca e outra chuvosa, variando em cada região .No filme Auto da compadecida ,é narrado no decorrer da história, as aventuras dos amigos Chico e João Grilo , que lutam para sobreviver em meio ao ambiente opressivo do sertão, com escassez de água, dessa forma a arte cinematográfica, reflete a vida da maioria dos indivíduos com carência desse seiva de ouro.
Em segundo lugar, outra causa dessa desvantagem ao acesso aos recursos hídricos, é a falta de investimentos por parte dos governantes , principalmente nas regiões em extrema pobreza e zonas rurais , no período de 2003 a 2016 , dos 1.794 municípios da região nordeste , 1.409 decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública, entretanto existe algumas formas de acabar com essa situação, ou seja não é impossível, por exemplo; a Australia usa a técnica de tratamento e reuso de água, dessa forma, não é preciso captar mais recursos da natureza, economizando a água potável.
Portanto, os governante devem agir para acabar com a falta de água, criando projetos, como o selo de eficiência hídrica, que ajuda a identificar aparelhos com consumos elevados de água, conscientiza a população a economizar esse liquido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#58207
Na obra "Os retirantes" de Portinari, é representado a migração de família nordestina, por causa da escassez dos recursos hídricos, principalmente em zonas rurais. Além disso, segundo os dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 4,8 milhões de pessoas na região nordeste não têm acesso à água potável, consequentemente a carência é causada com os e fatores climática e ausência de investimentos por parte do poder público.
* Esse dado poderia usar no desenvolvimento
* Aqui na introdução você contextualiza o tema, problematiza e apresenta sua tese. Causas x consequências


Em primeiro lugar, é importante frisar que um dos principais fatores para a escassez no nordeste, são os fatores climáticos, nos quais são identificados os climas tropicais, semiárido e equatorial úmido, entretanto duas estações são bem desenvolvidas, sendo uma seca e outra chuvosa, variando em cada região. [faltou conectivo] No filme Auto da compadecida, é narrado no decorrer da história, as aventuras dos amigos Chico e João Grilo, que lutam para sobreviver em meio ao ambiente opressivo do sertão, com escassez de água. Dessa forma a arte cinematográfica, reflete a vida da maioria dos indivíduos com carência desse seiva de ouro.

Em segundo lugar, outra causa dessa desvantagem ao acesso aos recursos hídricos, é a falta de investimentos por parte dos governantes, principalmente nas regiões em extrema pobreza e zonas rurais, no período de 2003 a 2016, dos 1.794 municípios da região nordeste, 1.409 decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública, entretanto existe algumas formas de acabar com essa situação, ou seja não é impossível, por exemplo; a Austrália usa a técnica de tratamento e reuso de água, dessa forma, não é preciso captar mais recursos da natureza, economizando a água potável. < foque em referências do Brasil e não ao exterior]
* Muito repertório e pouca argumentação
* Estrutura: apresentar o argumento + repertório + argumentação + arrematação


Portanto, [faltou arrematar o tema antes] os governante devem agir para acabar com a falta de água, criando projetos, como o selo de eficiência hídrica, que ajuda a identificar aparelhos com consumos elevados de água, conscientiza a população a economizar esse liquido.
* Intervenção incompleta = agente + ação + meio + finalidade + detalhamento

Espero ter ajudado! :D

A saúde é um direito humano, ao qua[…]

A saúde é um direito humano, ao qua[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Para a pensadora Hannah Arendt, "a essê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM