Cada parte do país tem suas próprias características, incluindo cultura, sotaque, e a forma como pronunciam palavras e também como conhecem a língua portuguesa. Todos com suas particularidades , sejam elas somente da região ou em conjunta a outros estados .
Para alguns, a forma na qual o outro fala ou da nome a determinadas coisas ou até mesmo alimentos é incorreta, por questões até de costumes da cultura do local de onde ele é, sendo muitas vezes xenofóbico, e acabam criando conflitos por todas as partes e em alguns casos , dilapidando os costumes alheio.
O preconceito linguístico transita de forma muito evidente atualmente na sociedade, com ajuda da tecnologia que por meio das redes sociais, vem aumentando. A internet da muita liberdade de expressão, assim dando gás as pessoas a dizerem tudo, compartilhando com o outro discriminações desrespeitando ao outro.
Se não houver leis mais rigorosas para quem praticar tais atos , e as escolas não ensinarem uma base completa da cultura do país inteiro , assim introduzindo a todos a ideia de que devemos respeitar a todos, os ataques preconceituosos e xenofóbicos não irá acabar.
Para isso , escolas, a mídia e o governo, devem juntos planejar como podem introduzir na sociedade, conhecimento sobre todo o país, sobre todas as formas linguísticas que aqui existem e o quão é importante respeita-las.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.