Em primeira análise, é importante ressaltar que embora a Lei Seca tenha sido aprovada, é comum a prática dos motoristas de infringirem a lei por dirigirem alcoolizados, mas no entanto as devidas penalidades não são aplicadas pois os mesmos acabam por subornar os agentes de trânsito. Desta forma, a cultura do suborno para com os profissionais de trânsito é uma “ameaça ao bem estar social”, como diria o filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau.
Ademais, é imprescindível notar que os acidentes de trânsito com envolvimento de bebidas alcóolicas continuam a acontecer, segundo dados do ISP-RJ. Desta forma, pode-se deduzir que a causa dessa problemática está no fato de que parte dos motoristas não dá a devida atenção aos perigos de dirigir alcoolizado. Portanto, a “intervenção estatal” idealizada pelo filósofo Thomas Hobbes é necessária para a resolução desse estigma.
Em suma, para que ocorra a correção desse problema decorrente da relação de álcool e direção que ainda persiste no Brasil, é mister que o Departamento de Trânsito (Detran) promova a conscientização dos motoristas e agentes de trânsito por meio e palestras e campanhas a fim de esclarecer os riscos acerca de dirigir alcoolizado bem como permitir que um indivíduo não sóbrio dirija seu veículo. Desta forma, mais acidentes serão evitados e assim portanto, haverá uma melhor harmonia no trânsito brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.