Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil tem sofrido com uma alta nos índices de criminalidade. Segundo o portal de notícias do G1 , os índices de crimes aumentaram em 5% em relação a 2019, Tal crescimento teve o seu maior número na região Nordeste. Esse aumento se dá, principalmente , em razão das facções do crime, que devido desleixo por parte da maioria dos governantes, só crescem cada vez mais. É presico intervenção com "mãos de ferro", caso contrário os futuros índices de criminalidade serão cada vez mais preocupantes.
Em segundo lugar, fica visível a ineficiência do Estado no combate aos criminosos. Com um sistema prisional precário, que ao invés de promover a reabilitação do preso à sociedade por meio do incentivo ao trabalho e à educativo, deixa a desejar nessa área. É visível também, a falta de investigações eficientes, para punir com rigor quem praticar tais crimes.
Portanto, diante do que foi exposto, se vê que os altos índices de criminalidade têm seu aumento em razão da ausência do poder público. Para o que se possa solucionar tal problemática, faz-se necessários investimento nas policiais, em políticas de prevenção, em novos presídios (onde haja a reabilitação do preso à sociedade por meio do trabalho digno e do incentivo à educação).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.