Por Eloy1000
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#54421
Sabe-se que segurança pública é o estado de normalidade que permite o pleno usofrutos de direitos e o cumprimento de deveres. Entretanto, no Brasil, destaca-se o destaca-se o crescimento da criminalidade e a ineficiência por parte do Estado no combate aos crimes.
Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil tem sofrido com uma alta nos índices de criminalidade. Segundo o portal de notícias do G1 , os índices de crimes aumentaram em 5% em relação a 2019, Tal crescimento teve o seu maior número na região Nordeste. Esse aumento se dá, principalmente , em razão das facções do crime, que devido desleixo por parte da maioria dos governantes, só crescem cada vez mais. É presico intervenção com "mãos de ferro", caso contrário os futuros índices de criminalidade serão cada vez mais preocupantes.
Em segundo lugar, fica visível a ineficiência do Estado no combate aos criminosos. Com um sistema prisional precário, que ao invés de promover a reabilitação do preso à sociedade por meio do incentivo ao trabalho e à educativo, deixa a desejar nessa área. É visível também, a falta de investigações eficientes, para punir com rigor quem praticar tais crimes.
Portanto, diante do que foi exposto, se vê que os altos índices de criminalidade têm seu aumento em razão da ausência do poder público. Para o que se possa solucionar tal problemática, faz-se necessários investimento nas policiais, em políticas de prevenção, em novos presídios (onde haja a reabilitação do preso à sociedade por meio do trabalho digno e do incentivo à educação).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#54424
Oi, @Eloy1000, tudo bem? Vou fazer uma correção assim que possível.
0
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Por Felipe082
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#54520
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Eloy1000

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

Sabe-se que segurança pública é o estado de normalidade que permite o pleno usofrutos de direitos e o cumprimento de deveres (1). Entretanto, no Brasil, destaca-se o destacam-se o crescimento da criminalidade e a ineficiência por parte do Estado no combate aos crimes (2).
Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil tem sofrido com uma alta nos índices de criminalidade. Segundo o portal de notícias do G1 (3), os índices de crimes aumentaram em 5% em relação a 2019 (4), Tal crescimento teve o seu maior número na região Nordeste. Esse aumento se dá, principalmente, em razão das facções do crime, que, devido ao desleixo por parte da maioria dos governantes, crescem cada vez mais. É presico preciso intervenção com "mãos de ferro", caso contrário os futuros índices de criminalidade serão cada vez mais preocupantes. (5)
Em segundo lugar, fica visível a ineficiência do Estado no combate aos criminosos. Com um Há um sistema prisional precário, que ao invés em vez de promover a reabilitação do preso à sociedade por meio do incentivo ao trabalho e à educativo educação, deixa a desejar nessa área (6). É visível também, a falta de investigações eficientes, para punir com rigor quem praticar tais crimes (7). (8)
Portanto, diante do que foi exposto, se vê vê-se que os altos índices de criminalidade têm seu aumento em razão da ausência do poder público. Para o que se possa solucionar tal problemática (finalidade), faz-se necessários que haja investimento nas policiais polícia, em políticas de prevenção, e em novos presídios (onde haja a reabilitação do preso à sociedade por meio do trabalho digno e do incentivo à educação) (ação) (9).

Observações:
(1) Você poderia ter feito uma problematização antes de apresentar a tese. Por exemplo: "Entretanto, no Brasil, esse ideal não é observado na prática, já que destacam-se..."
(2) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(3) O nome de portal é G1. A dona é a Globo.
(4) Bom uso do dado estatístico.
(5) Argumento consistente.
(6) Especifique qual é a falha. A expressão "deixar a desejar" é um pouco vaga.
(7) Em vez de adicionar uma ideia nova aqui, seria interessante escrever uma frase de fechamento, como você fez no parágrafo anterior.
(8) Sua ideia nesse parágrafo foi boa, mas faltou uma comprovação mais sólida.
(9) Para que a proposta de intervenção esteja completa e receba a nota máxima, é preciso que haja uma ação, um agente, um meio, uma finalidade e um detalhamento. Você só colocou ação e finalidade. Faltaram o agente, o meio e o detalhamento.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais.
C2 - 200
Justificativa: houve uso reprodutivo de um repertório (dado estatístico) no primeiro parágrafo de desenvolvimento.
C3 - 120
Justificativa: a argumentação e a organização são boas, mas poderiam ser aprimoradas.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações. Há algumas repetições.
C5 - 80
Justificativa: proposta com somente dois dos cinco elementos necessários.

Total - 680
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!
Obs: seu texto está longe de ser perfeito, mas eu pessoalmente gostei. Foi uma correção prazerosa.

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
em vez de x ao invés de: https://novaescola.org.br/conteudo/205/ ... %A7%C3%A3o.

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54521
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html

Competência 3
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto (opcional): projeto-de-texto-c3-t15094.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

EXTRA
Vídeo "2 minutos para entender - Sistema Carcerário Brasileiro", do canal Superinteressante.

Bons estudos! ;)
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