Nesse cenário, percebe-se a falta de infraestrutura como um fator que favorece a perpetuação da problemática na sociedade. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, em sua Teoria Contratualista, o Estado tem o dever de garantir o bem-estar social dos indivíduos. Nesse sentido, nota-se a negligência das autoridades, já que não oferece subsídios e verbas necessárias para a estrutura e o pleno funcionamento de hospitais públicos para o resgate de pessoas em situações precárias devido ao vício em drogas. Desse modo, é inadmissível que o Estado não garanta um direito básico, como a segurança e a integridade física e moral, à sua população.
Além disso, a insuficiência de investimentos no combate ao uso de drogas é causa latente do problema. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela ONU em 2012, o índice de usuários de cocaína e crack vêm crescendo no Brasil. Dessa forma, tal fato demonstra a crise de saúde pública a qual a sociedade brasileira enfrenta, causado pela ausência de políticas públicas, assim como a falta de conscientização da população sobre os males do uso de entorpecentes. Em consequência disso, tem-se a marginalização dos usuários de droga e o aumento elevado da violência.
Portanto, medidas são imprescindíveis para atenuar o desafio do combate às drogas no Brasil. Para isso, o Ministério da Saúde, responsável pela organização e elaboração de planos para a saúde dos brasileiros, deve investir, por meio de verbas públicas, em projetos que visem a construção de postos de reabilitação de dependentes químicos, com a finalidade de promover a inclusão e reinserção desses cidadãos novamente na sociedade. Ademais, o Ministério da Educação, juntamente com ONGS, deve criar projetos educacionais em escolas e praças públicas, com o intuito de promover debates e gerar informações sobre os efeitos do uso de entorpecentes, e assim, conscientizar a população. Somente assim, a sociedade brasileira estará distante da realidade das obras literárias do Romantismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.