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Por jaqueramos
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#51435
No limiar do século XIX, a segunda fase do Romantismo, conhecida como a geração "mal do século", abrangia em suas obras literárias temas pessimistas sobre o amor e a vida, apresentava, muitas vezes, a fuga da realidade como uma alternativa para o sofrimento. Paralelamente, o Brasil hoje enfrenta entraves semelhantes, uma vez que muitos brasileiros utilizam as drogas como um meio para fugir dos problemas, caracterizando, assim, um desafio no convívio social. Nessa perspectiva, é notório que a falta de infraestrutura, bem como a ausência de investimentos agravam essa situação.
Nesse cenário, percebe-se a falta de infraestrutura como um fator que favorece a perpetuação da problemática na sociedade. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, em sua Teoria Contratualista, o Estado tem o dever de garantir o bem-estar social dos indivíduos. Nesse sentido, nota-se a negligência das autoridades, já que não oferece subsídios e verbas necessárias para a estrutura e o pleno funcionamento de hospitais públicos para o resgate de pessoas em situações precárias devido ao vício em drogas. Desse modo, é inadmissível que o Estado não garanta um direito básico, como a segurança e a integridade física e moral, à sua população.
Além disso, a insuficiência de investimentos no combate ao uso de drogas é causa latente do problema. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela ONU em 2012, o índice de usuários de cocaína e crack vêm crescendo no Brasil. Dessa forma, tal fato demonstra a crise de saúde pública a qual a sociedade brasileira enfrenta, causado pela ausência de políticas públicas, assim como a falta de conscientização da população sobre os males do uso de entorpecentes. Em consequência disso, tem-se a marginalização dos usuários de droga e o aumento elevado da violência.
Portanto, medidas são imprescindíveis para atenuar o desafio do combate às drogas no Brasil. Para isso, o Ministério da Saúde, responsável pela organização e elaboração de planos para a saúde dos brasileiros, deve investir, por meio de verbas públicas, em projetos que visem a construção de postos de reabilitação de dependentes químicos, com a finalidade de promover a inclusão e reinserção desses cidadãos novamente na sociedade. Ademais, o Ministério da Educação, juntamente com ONGS, deve criar projetos educacionais em escolas e praças públicas, com o intuito de promover debates e gerar informações sobre os efeitos do uso de entorpecentes, e assim, conscientizar a população. Somente assim, a sociedade brasileira estará distante da realidade das obras literárias do Romantismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por AmandaSRV
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#51811
Aah sim, eu gostei muito do seu texto. Você usou bons argumentos e acho que desenvolveu eles de uma boa maneira. Mas não achei tão boa comparação entre a questão da literatura e as drogas.
Também gostei muito da sua situação no primeiro argumento.
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Por Jeniffeeee
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#51928
@jaqueramos, oi!
Não estou mais corrigindo redações até o ENEM ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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